sábado, 15 de outubro de 2011

Educar e educar-se, na prática da liberdade. Homenagem aos professores

Paulo Freire, o mentor da educação para consciência. O mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.

Certa vez proferiu que “não há educação sem amor”. Sabiamente ele foi ao âmago de tudo, pois educar sem amor pode resultar em um mero ganha pão, em um simples contar de hora-aula ou em uma assinatura de folha de ponto apenas. É mister que viver de verdade exige vontade, alegria, doação, ou seja, exige paixão. Acredito que mais que a própria razão, a condição de amar é que nos torna especiais dentre os seres que habitam a terra. E na hora de transmitir nossos conhecimentos aos outros homens é importante fazer valer isto que há de belo dentro de nós, sempre transmitindo conhecimentos com afeto.

"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais". Paulo Freire.

Essa é a melhor síntese do trabalho do Instituto Mandala através dos seus arte educadores, não importa o lugar, as condições desde que exista vontade de aprender. Já foi dito “essa lata nunca será um instrumento...” e isso é verdade ela é meramente a porta de inclusão para a música, aos que se sentem tocados, aos virtuosos que só precisam de uma oportunidade ou aqueles que tem amor e dedicação na busca da perfeição, como uma instituição de inclusão sócio cultural abrimos a porta e você atravessa a liberdade é individual.

Nada seria possível sem o trabalho de pessoas que se dedicam a música, teatro, literatura, dança, cinema a arte e ensinar com seu oficio.


Anselmo Parabá, fundador do Instituto Mandala, é musico e arte educador ministra oficinas de construção de instrumentos, percussão corporal, prática musical e prática de conjunto

Elaine Santos, fundadora do Instituto Mandala coordenadora das oficinas, auxiliar nas oficinas de construção de instrumentos, e postura cênica.

Roberto Viana, músico graduado pela UFMT, coordenador pedagógico e arte educador ministra oficinas de construção de instrumentos, teoria e percepção musical e pratica de conjunto.

Mayk Arruda responsável pelo registro de todas as ações.

Marcilene Maria bailarina e diretora artística da Cia. MUV Hip Hop Dance, ministra oficinas de dança de rua, contemporânea e jazz.

Emanuelle Calgaro, atriz, artista plástica e produtora executiva, ministra oficinas de gestão e elaboração e projetos culturais.

José Paulo Traven, Diretor Presidente do Instituto Mandala, gestor cultural, produtor de cinema e vídeo ministra oficinas de documentário, gestão e elaboração de projetos culturais.

Danilo Bareiro, Eder Uchoa e Wellington Andrade músicos e arte educadores estiveram responsáveis responsáveis pelas oficinas de musicalização.

Nylza Batista (Batata), graduada em Educação Física pela UFMT, esteve resposanvel pelas oficinas de jogos cooperativos.

Umberto Lima graduado em geografia, ator e diretor de teatro esteve ministrando oficinas de literatura, contação de historia, iniciação teatral, cenografia, mascarás de papel machê.

Essa é nossa mensagem em homenagem a todos os professores e arte educadores que já estiveram no Instituto Mandala e aos que se superam e superam suas dificuldades diárias para continuar esse trabalho.

0 COMENTÁRIOS: