quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008 Instituto Mandala



Image Hosted by ImageShack.us


ização dos blogs

Salve salve a cultura popular brasileira!

É galera! Já estamos em 2009, mas em 2008 muita coisa aconteceu e irá ficar na história, como iniciamos o ano e o decorrer e como finalizamos nossas atividades.

E para celebrar esses maravilhosos momentos faremos uma breve retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes para o Instituto Mandala.




Janeiro


Dia 12 – Amostra Grátis no Silva Freire


Amostra Grátis versão acústica, realizado no saguão do Silva freire. Uma noite recheada de muita musica para a galera, várias atrações de grande representatividade para cenário artístico como é o caso da Mandala Soul, Os Virala, Tocandira, Vênus di Milo dentre outras.

A aceitação do público foi o que mais nos surpreendeu, com a ocupação e distribuição de espaços dentro do Silva Freire.



Atualização dos blogs











Vênus di Milo




Atualização dos blogs

Dia 15 á 31 – Instituto Mandala no Curso de Verão de Brasília



Nos dias 15 a 31 de Janeiro os músicos Anselmo Parabá, Danilo Bareiro e Eder Uchoa seguem rumo a Brasília para participarem do Curso Internacional de Verão de Música de Brasilia, para reforçar nas atividades desenvolvidas no Instituto, os músicos realizam pesquisas, se qualificam para passar o que tem mais inovador e mais representativo na musica. Já adiantamos que nesse próximo ano em janeiro acontecerá novamente esse curso, para os interessados de plantão é só dar uma visitinha no site: http://www.emb.com.br/





Fevereiro


Dia 16 – Mostra Cultural Livre no Silva Freire


Todas nossas ações têm por finalidade de inclusão através da musica, com o objetivo de facilitar o acesso a cultura.

Com o objetivo de fomentar a cultura mato-grossense realizamos uma versão do Amostra Grátis de forma acústica. E como nem todas as bandas possuem essa versão para suas musicas, resolvemos realizar o evento para que os mesmo inovassem em suas composições O evento foi muito bem aceito pelo publico, que por sua vez compareceu em peso no Espaço Cultural Silva Freire, não só para presenciar os shows como para participar de oficinas, esquetes de teatro dentre outras atividades.


Grupo Tibanaré

Atualização dos blogs


Atualização dos blogs

Dia 22 – Conferência do Aglomerado Urbano da Juventude no Clube Feminino.


Conferência do Aglomerado Urbano da Juventude no dia 22 de Fevereiro no Clube Feminino.

Os Instrutores do Instituto Mandala e a equipe de Produção Elaine Santos e Jeovanildo Miranda estiveram participando.

O Instituto Mandala, visa à integração entre todos os movimentos sociais e políticos de nosso estado, através de ações de inclusão participativa, o Instituto avalia como importante à conferência tendo em vista a construção de políticas públicas para a melhoria da juventude Mato-grossense.


Atualização dos blogs

Instituto Mandala



Atualização dos blogs


Dia 29 – Apresentação na Conferência Estadual da Juventude no Ginásio de Esportes Aecim Tocantins.


Conferencia Estadual da Juventude no Ginásio de Esportes Aecim Tocantins dia 29 de Fevereiro, o Instituto participou da Conferencia e também se apresentou para delegados do estado todo.


Instituto Mandala

Atualização dos blogs


Atualização dos blogs


Dia 29 – Apresentação na posse do Grêmio do CEFET.


Já no CEFET a aproximação com esta renomada instituição através do novo grêmio, esteve também presente na solenidade o Prefeito da Capital Wilson Santos e o Deputado Federal Eliene, além de outras personalidades políticas e vários estudantes do CEFET, para a posse do novo Grêmio.


Instituto Mandala



Atualização dos blogs


Março


Dia 14 e15 – Tributo a Tim Maia no Sesc Arsenal


Faz-se em Tim Maia toda influencia da Mandala Soul, aplicada também como tema nas oficinas de percussão do Instituto das Culturas Alternativas Mandala.

Logo se percebe a importância dessa figura para nós que escrevemos para esse blog, figura essa que influenciou muitos artistas da musica popular brasileira.

Em homenagem aos 10 anos de sua partida, a banda Mandala Soul realizou um Espetáculo musical por nome de “Descobridor dos Sete Mares” titulo de uma de suas canções, no anfiteatro do Sesc Arsenal. Com participações deSamuel Smith, Vera Capilé.


Atualização dos blogs

Mandala Soul


Atualização dos blogs

29 de Março – Sarau SINDJOR UFMT


Evento realizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Cuiabá, no centro cultural da UFMT, com finalidade de promover integração entre os sindicalizados e amigos, o show a noite ficou por conta das bandas Mandala Soul, Jah Shaman e outras.



Abril


Dia 04 – Luau do Calouro UFMT


Evento realizado pelo DCE da UFMT em parceria com a cooperativa de bandas Operação Cavalo de Tróia, uma celebração de boas vindas aos novatos que se deram bem nas provas e que agora vão ralar na universidade, muita musica e diversão, sempre com muita responsabilidade.

O show da noite ficou por conta das bandas Mandala Soul, Bionne, Jah Shaman, Vênus di Milo, Pé Rachado e os Porra Loka e outras.


Atualização dos blogs

Mandala Soul



Atualização dos blogs

Dia 05 – Mostra Cultural Livre no Silva Freire


Promover a descentralização da cultura é uma das metas do Instituto Mandala, o Mostra Cultural Livre vem nessa pegada, apresentando várias atrações bacanas nessa edição.

Um exemplo foi o pessoal do Cia Arte Negus que abrilhantaram a noite como mestres de cerimônia, todo carisma da banda Vênus di Milo com suas versões acústicas de canções do bom e velho rock n roll.

Além de um dos últimos shows da banda Big Trip que logo em seguida terminaria deixando sua história na musica cuiabana.


Atualização dos blogs

Big Trip

Atualização dos blogs


Dia 07 e 12 – Tributo a Tim Maia no Clube de Esquina


Tudo que é bom pede bis. “O Espetáculo Descobridor dos Sete Mares”, um dos shows mais assistido da temporada foi realizado no Clube de Esquina e teve como convidados os ex membros da banda, a cantora Hildegad e Luciana Bonfim.

Casa lotada, galera animada e banda numa sintonia de dar inveja em muita gente, mas como já diz no refrão de uma das músicas do Mandala ...”A força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso”.


Atualização dos blogs

Mandala Soul


Atualização dos blogs

Maio


Dia 10 e 11 – Festival Amostra Grátis


Em comemoração ao dia das mães o Instituto Mandala realizou dois dias de atividades culturais no Espaço Cultural Silva Freire, com oficinas, mostras literárias, workshop de instrumental, apresentação de Siriri e Cururu, dança, teatro e claro muita musica.

Foram dois dias de muita agitação e muitas pessoas de diversos pontos da cidade compareceram.

Atualização dos blogs


1º dia

Atualização dos blogs

Big Trip


Atualização dos blogs

2º dia

Atualização dos blogs

Jah Shaman


Atualização dos blogs

Atualização dos blogs


22 a 31/05 – Festival de Cinema de Cuiabá

Em maio participamos da produção da 15ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, foi uma semana de muita ralação, com direito a cinema brasileiro da melhor e com entrada gratuita.

Almoço com personalidades era o lado mais chato, (até parece), ficamos responsáveis pela organização dos shows que finalizavam em vários pontos turísticos da cidade. Além é claro poder compartilhar conhecimento e trabalho com o INCA que a partir daí se tornou um dos nossos mais fortes parceiros de trabalho.


Anselmo Parabá e Rita Cadillac



Atualização dos blogs

Atualização dos blogs

Anselmo Parabá, Armandinho e Paulo Moura


Atualização dos blogs


Junho


Dia 13 e 20 – Tributo a Tim Maia no Anauê.


Nos dias 13 e 20 de junho a banda Mandala Soul realiza mais um espetáculo “Descobridor do Sete Mares” uma homenagem a Tim Maia, teve como banda convidada os Inimitáveis.



Julho


Dia 12 – Mandala Soul no Clube de Esquina


Show da banda Mandala Soul no Clube de Esquina Bar, uma festa repleta de gente bonita, e todos dançando ao som de black.


Atualização dos blogs

Clube de Esquina show da Mandala Soul



Atualização dos blogs


Dia 12 – Diversidade DOIS


Exibição do trabalho que o Instituto Mandala desenvolve nos bairros periféricos de Cuiabá no Programa Diversidade

Link:

http://www.youtube.com/watch?v=1cGPxT0-Px8&feature=related





Agosto




Dia 30 – Instituto Mandala na Feira do Porto com a Orquestra de Mato Grosso


Atualização dos blogs

Uma experiência inédita para a música em Mato grosso pela primeira vez uma Orquestra, um Grupo de Percussão, um Grupo de Siriri e os Cururueiros dividiram o mesmo palco dentro de uma feira, e na mais tradicional das feiras: A Feira do Porto. Em meio aos tomates, peixes e as pessoas fazendo compras para o seu almoço a cultura ali cumprindo o seu papel, sendo vista e aplaudida por todos.

E para as crianças do Instituto Mandala sua primeira apresentação foi genial todos olhavam atentamente todos os instrumentos da Orquestra, com certeza uma experiência inesquecível para todos.



Atualização dos blogs

Dia 02 á 10 – Festival de Folclore de Olímpia/ SP


A capital do Folclore brasileiro Olímpia, recebe nos dias 02 a 10 de Agosto vários grupos vindos dos mais diversos lugares do Brasil.

Grupos como Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis Sergipe, a explosão de cores do Boi de Morros do Maranhão, os Paraenses do Frutos do Pará e Charme Caboclo dentre outros.

E fomos muito bem representados pelo grupo de Siriri Flor de Laranjeira de Santo Antonio do Leverger. Foram sete dias de muito encanto, a cada dia novas apresentações, e nós do Instituto Mandala se fizemos presente e fomos buscar a cultura bem na fonte.


Atualização dos blogs

Grupo Flor de Laranjeira (Santo Antonio do Leverger)

Atualização dos blogs

http://www.folcloreolimpia.com.br/


Atualização dos blogs


Dia 30 – Tributo á Raul Seixas – Clube de Esquina


Em agosto várias bandas se reúnem em homenagem a esse mito rock que se foi deixando um legado “Viva a sociedade alternativa!” Com as bandas Mandala Soul, Branco ou Tinto Lynhas de Montagem, e Vênus di Milo.


Lynhas de Montagem


Atualização dos blogs

Setembro


Dia 01 – Apresentação do Instituto com grupo de percussão na Abertura da Semana da Pátria

(logo da semana da pátria)

No primeiro dia de Setembro o Grupo de Percussão do Instituto Mandala em parceira com Instituto Mão Amiga do Bairro Tijucal se apresentou na Praça das Bandeiras às 10hs da manhã na abertura da Semana da Pátria, sob o comando da Cabo Leonice, eles puderam estar em contato com toda força Militar de nosso Estado e com as principais Autoridades da Policia, Exercito, Corpo de Bombeiros, foi o único grupo de crianças e adolescentes que acompanhou a solenidade.



Dia 05 – Apresentação no 30º ano da UNEMAT show em Cáceres


Em mais uma das nossas andanças pelo interior do estado, fizemos uma apresentação com a banda Mandala Soul, no 30º aniversário da UNEMAT de Cáceres, a festa foi embalada ainda pela banda La Rica. Além de algumas performances de cantores que participaram de um concurso.


Atualização dos blogs
Atualização dos blogs

Dia 07 – Apresentação na Praça das Bandeiras


Como de costume todos os anos no dia 7 de setembro o Brasil todo comemora o dia da Independência do Brasil, e como todo ano os grupos de Fanfarra de escolas publicas, escolas militares, e bandas também saem nas ruas para entoar nossa independência. O evento realizado pela Secretária Estadual de Cultura contou com várias apresentações culturais durante a tarde.

Para abrilantar à noite as bandas Mandala Soul, Branco ou Tinto e Lynhas de Montagem mandam muito som e boas vibrações para o publico.




Branco ou Tinto

Atualização dos blogs


Atualização dos blogs

Dia 15 a 19 – Semana da Comunicação e Artes Visuais


Realizado em parceria com a Secretária Estadual de Cultura através do edital do antigo Intercambio Cultural. A proposta e de despertar o interesse de jovens por leitura e escrita, além de desenvolver talentos de artes visuais com oficinas de desenho, grafite e estêncil.



Atualização dos blogs


A primeira escola selecionada foi o Raimundo Pinheiro aonde já vínhamos desenvolvendo trabalhos em conjunto há algum tempo.




Alunos da escola Raimundo Pinheiro


Atualização dos blogs

Dia 12 – Amostra Grátis especial 3 Anos


Evento Realizado em comemoração aos 3 anos desse evento que tem a cara das bandas independentes de Cuiabá.

Lembrando que a maioria das bandas que hoje existem, passaram pelo palco do Espaço Cultural Silva Freire, além de várias atrações de outros estados.

Não só o rock teve seu espaço como grupos de Siriri E Cururu, grupos de Teatro como Tibanaré e Arte Negus, a Cia de Dança Vôo Livre, além das bandas da OCT que já se sentem em casa.



Novembro


Dia 04 a 08 – Semana da Leitura


Nos dias 04 a 08 de Novembro a Secretária Estadual de Cultura realizou um evento na Praça Alencastro com muitas oficinas, espetáculos teatrais, leitura de livros, contos de história e muita música.

A “Semana da Leitura” titulo do evento movimentou todos os pedestres que por ali passavam, nós do Instituto Mandala nos disponibilizamos com oficinas de inclusão digital realizado pelo Wellington Moraes vocalista da banda de rock Branco ou Tinto uma das atrações do evento, além das bandas Mandala Soul, Cachorro Doido, Antiguidade Moderna e Hum Real.


Dia 11 a 14 – Afrotemas


Cinqüenta professores de Artes, efetivos da rede municipal de ensino de Cuiabá, irão participar de um curso de capacitação sobre a identidade cultural dos afro-descendentes no Brasil. O projeto de formação continuada "Afrotemas" terá duração de 40h, com início hoje (11-11), das 07h às 11h e das 13h às 17h, na Faculdade de Cuiabá (Fauc).

A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá será executada por meio da Vice-prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e com entidades que desenvolvem ações voltadas para a cultura afro em Mato Grosso.

Oficinas serão ministradas pelos Institutos Mandala e Usina e pelo Movimento de Inteligência Negra (MIN). Os temas discutidos são a pré-história africana, o surgimento da cultura humana, o processo de educação musical, além de aspectos ambientais, sociais, políticos e econômicos da África pré-colonial. Ao final de cada oficina, os professores irão apresentar trabalhos desenvolvidos neste período.

A formação obedece a Lei 10639/03, que preconiza o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O encerramento está previsto para a próxima sexta-feira

O encerramento do curso de percussão do Instituto Mandala foi com uma apresentação das professoras na Praça Alencastro.Outubro


Dia 04 – Instituto Mandala no Programa Diversidade


Exibição do Amostra Grátis no Programa Diversidade.

Link:

http://www.youtube.com/watch?v=nQL8rcCSMSQ&feature=related



Dia 12 – Apresentação no Seminário do Plano Nacional de Cultura


Fomos convidados a participar do Seminário do Plano Nacional de Cultura realizado pela Secretária Estadual de Cultura de Mato Grosso, foram dias de muito debates, cursos e palestras e sempre na hora no lanche uma apresentação diferente, que foi o caso da Apresentação do Instituto Mandala, o Senhor Poluição chegou falando tudo, e a garotada responderam com muita batucada.Dia 20 – Oficinas de Percussão de Nova Mutum


A Prefeitura Municipal de Nova Mutum, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, juntamente com a Comissão Organizadora realizou o II PESCMUTUM.

Este ano, Nova Mutum já faz parte do Calendário Estadual de Pesca, juntamente com outros município do Estado, onde aconteceu durante os dia 20 e 21 de Setembro de 2008.

As oficinas foram ministradas pelos oficineiro e membros da banda Mandala Soul, com 60 crianças moradoras das periferias de Nova Mutum em parceria com a prefeitura de nova mutum, os alunos saíram de lá tocando ritmos como rasqueado e funk.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpwF9fORpvxzU6Ekwmp8fWVXx16nLqHJRg9PHcpDamMPUQWPH4Zbb3PXrP6Eoycpum7yaAFqZZJC-kVRQsUPN06S3m2xR54CS1SpO_ya9KSA9bZy2yTwKV_MoOKVSloueKSOaSVHedQJJw/s1600-h/imagem+Pesca.JPG

Dia 19 – Apresentação da banda Mandala Soul em Lucas do Rio Verde.


MR. DAM vai ser pequeno, e vai todo mundo dançar, Lucas do Rio Verde é assim com cerca de 35 mil habitantes têm um enorme orgulho de viver nesta sociedade que em tão pouco tempo se tornou um pólo de desenvolvimento do Estado e ainda ficou conhecida por estar entre aquelas com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

Link:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjKq-KOHHYa-iC6Yq504xbF_QvkRUtcymQoeiXHu8wcZPBLyhwf8xlERU0bzDAVGn5RfiB40bIvjwtdl6uyqlku6znYF8ymajRHeojAH5WzyI45l1uzZpQqH5HgYnANZ_KooiC_97Q_wG-/s1600-h/Flyer_Mandala+Soul+2.jpg




Atualização dos blogs

Dia 15 – Festival Dekebra

Atualização dos blogs

Dia 15 de Novembro a Praça do Verdinho foi palco de manobras radicais e de muita dança, é que a galera do Maloca movimento social que aposta na inclusão social através do Hip Hop como oportunidades para jovens amantes da cultura de rua, realizou mais uma edição do festival Dekebra que movimentou mais de 2,000 pessoas que transitavam por ali.

B. boys, MC’s e sk8tistas fazendo a festa da galera.

Atualização dos blogs

E pra fechar com chave de ouro a apresentação da Mandala Soul com participação geral dos B.boys fazendo a festa e comemorando esse que um dos eventos de cultura de rua mais bacanas da nossa cidade.



Atualização dos blogsAtualização dos blogs


Dia 19 – Instituto Mandala é destaque no Site da TV Centro América.

http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=2&p=2&n=417903




Dia 20 – Espetáculo Ritmo dos Tambores

Atualização dos blogs


A força da natureza personificada nos orixás, que normalmente comandam os ritos afro-brasileiros, como o candomblé, a umbanda, etc., corrobora-se sob o vigor das batucadas quase cardíacas de instrumentos artesanais.

A cultura negra, representada neste espetáculo, torna-se parte de uma das boas homenagens ao Dia da Consciência Negra em Cuiabá.


Atualização dos blogs
Atualização dos blogs

A impaciência dos carros que descem a Coronel Escolástico em pleno

rush, a pressa dos transeuntes e a espera dos fiéis que freqüentam a

missa das 19 horas da Igreja São Benedito terão um novo compasso neste

20 de novembro, Dia da Consciência Negra. É que o Instituto Mandala

promove o espetáculo ‘Ritmo dos Tambores’ - de 1 hora e apresentação

única - no largo da Igreja com a participação de vários convidados




Atualização dos blogs


Dia 23 – Apresentação do Instituto Mandala na 1ª Feira de Antiguidades do Porto.


A secretária Estadual de Cultura realizou um domingo cheio de atividades na Praça do Porto, com exposições de materiais históricos do exercito, teve também exposição pessoal de materiais de colecionadores como carros, caso do cineasta Névio Lotufo que também disponibilizou seus equipamentos de áudio visual, que fizeram a história do cinema de Mato Grosso. Além de exposição de materiais pessoal de moradores do local. No decorrer da tarde a construção de uma canoa no meio da praça. E para a surpresa de todos a apresentação dos grupos Congo e Siriri de Matacavalo, além da apresentação do grupo de percussão do porto, trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Usina.


Dia 29 – Gravação do Tema de Fim de ano.


O Instituto Mandala em parceria com o Instituto Usina e Instituto PM Mão Amiga reuniu cerca de 100 crianças numa quebra de rotina, em pleno sábado. Todas as crianças se apossaram de parte do Tradicional Mercado do Porto para protagonizar mais uma cena desta linda história. Desta vez a gravação de um vídeo clipe para a TV Globo, com a música "Novo Tempo" tema de fim de ano desta emissora, entoamos um Funk, com o Refrão Rasqueado, e os feirantes, pessoas que visitavam a feira e a imprensa em geral estavam lá para mais este grande acontecimento.Dezembro


Dia 05 – Sarau Sentimento do Mundo na UFMT

Em parceria com o mais novo movimento pró cultura da UFMT o Canteiro de Obras e Operação Cavalo de Tróia, trabalhamos no Sarau Sentimento do Mundo, um dia inteiro de atividades, como oficinas, apresentação teatral e muita musica no estacionamento do IL (Instituto de Letras) onde várias bandas de apresentaram por lá. O Instituto Mandala desenvolveu um workshop de instrumental com o grupo Tocandira


Atualização dos blogs

Dia 05 a 07 – II Conferencia da Igualdade Racial.



Atualização dos blogs

A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial acontece em Cuiabá entre os dias 5 e 7 de dezembro. Analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na I Conferência Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e avaliar a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial.


Link:

Atualização dos blogs

http://www.gazetadigital.com.br/digital.php?codigo=72054&UGID=edee10cb322202538360175377b369df&GED=6197&GEDDATA=2008-10-24



Dia 23 – Terça-feira Gravação do vídeoclip da banda Mandala Soul



Atualização dos blogs

Atualização dos blogs

3 COMENTÁRIOS:

Unknown disse...

Belíssimo projeto que merece vida longa!
E se precisarem de alguém de teatro pra contribuir, tamos aí!
bjs a todos!
Maira Jeannyse

Anônimo disse...

Remarkable question

Anônimo disse...

In my opinion, it is an interesting question, I will take part in discussion.