terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Instituto Mandala em Brasília no Curso de Verão


Durante o Mês de janeiro integrantes do Instituto Mandala estiveram na Escola de Música de Brasília se especializando para trabalhar em mais um ano de realizações culturais em Cuiabá, toda iniciativa foi promovida de forma independente, Anselmo Parabá (Canto Popular e Percussão Popular), Jeovanildo Dias (Direção Cênica de Espetáculos) e Danilo Bareiro (Trilha Sonora para Cinema e Harmonia) estiveram 15 dias na escola se especializando ainda mais em sua área de atuação profissional.


Durante o período de 13 de Janeiro a 1 de Fevereiro a Escola de Música de Brasília recebeu músicos de todas as regiões do Brasil e de alguns Países, a Missão da Escola de Música de Brasília é Promover a educação profissional, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades musicais de jovens e adultos, tendo em vista a formação para a cidadania e o mundo do trabalho.


Curso com Fátima Guedes

Anselmo Parabá que no ano anterior estudou com Clarisse Grova (que também ministrou curso este ano), este ano participou do Curso de Fátima Guedes, o curso de especialização musical vocal desenvolvido por Fátima Guedes, além de fazer com que o aluno se especialize em técnicas vocais, também é uma aula de produção artística.




Fátima Guedes Começou a compor aos 15 anos e aos 18 já tinha uma linguagem amadurecida em letras e melodias. Inscreveu-se no festival do Colégio Hélio Alonso, onde estudava, e ganhou os prêmios de melhor composição e melhor letra com a canção “Passional”. No júri do festival estavam, entre outros, Maria Bethânia, o produtor Mariozinho Rocha, o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e o jornalista Roberto Moura. Este último foi responsável por apresentar Fatima às pessoas do meio musical da época. Numa reunião na casa do músico João de Aquino, ela conheceu Renato Corrêa, cantor, compositor e na época produtor da gravadora Odeon, que a convidou para gravar seu primeiro disco. Nesse mesmo ano conheceu a cantora Elis Regina que a apresentou em seu especial de fim de ano da TV Bandeirante.



No início da década de 1990 foi morar em Los Angeles onde fez apresentações em casas de jazz, voltando ao Brasil um ano depois.

Aprimorou seu canto buscando tonalidades mais graves e tornou-se também professora, ministrando aulas e cursos.

Foi gravada por quase todos os grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione, Leny Andrade, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Alaide Costa, Jane Duboc, entre outros

Costuma compor sozinha, mas atualmente seus parceiros vão se tornando cada vez mais numerosos, e entre eles estão artistas como Djavan, Ivan Lins, Joyce, Sueli Costa, Jorge Vercilo e Adriana Calcanhoto.



Curso com Edson Quesada



Anselmo Parabá se dedicou também em Percussão em geral, já Danilo Bareiro se participou de pratica de conjunto em Percussão com Edson Quesada Percussionista e Professor que após viajar por vários países da América do Sul, como Bolívia, Equador, Peru e Colômbia, Edson Quesada compôs um método para músicos leitores e não leitores.



No Peru, pesquisou e tocou vários ritmos deste país, principalmente da parte afro-peruana, conhecida por Música Crioula, que é tocada com o C a j o n, instrumento típico da região.
Ao passar pela Colômbia, pesquisou e tocou vários ritmos folclóricos do Atlântico e do Pacífico. Quando foi para a capital, onde se instalou e viveu por vários anos, estudou e tocou com diversos músicos caribenhos, cubanos, porto-riquenhos, dominicanos, haitianos, venezuelanos e outros.
Após estes estudos e 15 anos de convivência musical, compôs um método de 44 ritmos para músicos leitores e não leitores, utilizando mais de 30 instrumentos
de percussão.



Mandala Soul nos palcos de Brasília


No dia 23 de Janeiro no Teatro Levino Alcântara, Mandala SouL e Convidados apresentou um trecho do “Tributo a Tim Maia” que contou com Anselmo Parabá, Danilo Bareiro e Músicos convidados de diversas partes do Pais, dentre eles Raildo Rato, Edson Quesada, Gustavo Quintanilha, Phelipe Sabo, ao todo foram 8 metais, executaram um repertório de 8 músicas onde o teatro as 13hs, na plateia cerca de 800 pessoas assistindo o espetáculo que foi remontado em Brasília, especialmente para o Curso de Verão.


Após apresentação da Banda na Escola mais de 300 acessos foram creditados na Discoteca da Escola que recebeu as Músicas da Banda Mandala SouL em seus arquivos e estão disponíveis para apreciação ou pesquisas.



Danilo Bareiro teve sua Trilha Sonora executada por uma orquestra

Danilo Bareiro, músico, arte educador e produtor musica com varios CDs produzidos na capital mato-grossense em diferentes áreas também faz trilha para o cinema, assina a trilha de 2 Curtas “Nó de Rosas” de Glorinha Albues e Mintimina, participou do curso de Trilha Sonora para Cinema e te vê sua trilha exibida e executada pela orquestra da escola.

O Curso foi ministrado pelo compositor e instrumentista, Eugênio Matos iniciou seus trabalhos no meio musical de Fortaleza, onde foi integrante da Banda Officina que, nos anos 80, estendeu as fronteiras da música instrumental cearense. À frente da banda Officina, concebeu o musical "Iracema Instrumental", uma abordagem musical moderna do romance de José de Alencar, espetáculo bastante aplaudido pela crítica e que consagrou Eugênio Matos como compositor.


Na mesma época, acompanhou artistas da cidade e alguns nomes nacionalmente conhecidos como Ednardo, Jamelão, Manassés e Amelinha, com os quais realizou várias turnês.

No final da década de 80, mudou para Brasília, onde cursou música na Universidade de Brasilia e passou a se dedicar a produção de música para CD-Roms e trilhas sonoras. Também iniciou na nova cidade uma fase de gravações, tendo produzido até o momento 2 CD's independentes e um terceiro com a trilha sonora do filme "Senta a Pua!"

Em 2000, foi agraciado com a Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura para cursar "Film Scoring" (Composição para Cinema) na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, dando novo impulso à sua carreira de compositor de trilhas sonoras.


A produção teve seu momento de especialização

Jeovanildo Dias participou do curso de Direção de Espetáculos Cênicos com o Professor e Diretor Francisco Frias, diplomado no Conservatório Musical Dr. Gomes Cardin. Tendo em sua formação a experiência de renomados professores, tais como Niza de Castro Tank e Marcel Klass (Brasil), Regina Resnik e Bruno Wysuj ( Bélgica), dedica-se hoje, ele próprio à nobre função de ensinar a arte de cantar.


Após destacada participação do VIII Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro, foi contratado como solista da Ópera Nacional de Bruxelas - Tèâtre Royal de La Monnaie, obtendo sempre significativos pronunciamentos da crítica especializada européia.



Destaca-se na estréia mundial de “La Muette”, criação de Maurice Béjart. Permaneceu vários anos na Europa onde, além de intensa atividade na cidade de Bruxelas, apresentou-se em vários teatros e salas de concerto da França, Holanda, Alemanha e Portugal. De volta ao Brasil, tem participado dos maiores eventos líricos do país, atuando nos principais teatros nacionais tais como: Teatro Guaíra de Curitiba, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Nacional de Brasília e Palácio das Artes de Belo Horizonte. Neste período destacam-se a gravação de dois discos e a participação, no papel título, no estréia mundial da “ Ópera Dom Casmurro”. (fonte Site Escola de Música de Brasília).

Participou do desenvolvimento do espetáculo La bohème realizado no teatro Levino Alcântara, muito elogiado pelo público.




A Festa de encerramento, mas o Instituto Mandala já tem data marcada para voltar ao Distrito Federal

O Encerramento do Curso foi marcado pela apresentação do Grupo de percussão montado durante o curso com alunos da escola, a batucada começou dentro do Teatro Levino Alcântara onde foi apresentado o Concerto Final da Orquestra Sinfônica e apresentação dos professores e alunos.
Nos Próximos dias mais informações sobre a ida do Instituto Mandala à Brasília.

0 COMENTÁRIOS: