terça-feira, 28 de junho de 2011

TRONODOCRONO

Foto: Mayk Arruda / Cia Spirits ensaiando sob orientação de Anselmo Parabá
Nos dias 06,07 e 08 de maio Anselmo Parabá esteve em Juína participando do Fescaju - Festival de Música de Juína, como júri e ministrou a oficina Reciclando Música com apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do Edital do Intercâmbio da Coordenação Artístico Cultural, as oficinas abertas e gratuitas foram destinadas a crianças e adolescentes que já participam de outros projetos sociais do município, como mostra de resultados a sociedade Anselmo apresentou um trecho do espetáculo Groove Geodésico da America do Soul na abertura do último dia do Festival, emocionando e comprovando a comunidade que nossa receita dá certo.

02 colheres de vontade e 01 de amor isso é o soro caseiro que o Mandala desenvolveu e distribui, prova que você é protagonista de sua historia e todos os dias você pode escolher ser o herói, o vilão ou a vitima eu escolhi ser o herói e tô convidando você para trabalhar comigo assim que Parabá abre todas as suas oficinas de disseminação da tecnologia social Mandala, onde ele passa acima de tudo o seu amor pela música, “... a lata nunca vai ser um instrumento...” Um dia ouvi isso de um grande amigo e respeitado músico profissional, eu respondi: “... não é mesmo! É uma porta de entrada e inclusão pra quem quer ser musico...” “... Pra se profissionalizar tem estudar, procurar escolas de música correr atrás como eu tô fazendo...” e assim ele finaliza suas oficinas.


O Instituto Mandala foi novamente convidado para um trabalho em Juína dessa vez o convite partiu do Cia. Spirits de Teatro através do contato com Diretor da Cia o Vanderlei José, a oficina foi direcionada fechada para os componentes do Cia Spirits que está produzindo o Espetáculo “Tronodocrono” com 01h e 30min de duração com estréia prevista para Setembro de 2011 é um projeto que conta com apoio do Governo Federal através do Edital Amazônia Legal, uma adaptação do conto infantil Tronodocrono de José Rubens e Gabriela Rabelo, é segunda montagem do texto pela Cia Spirits, a idéia de trazer o trabalho do Mandala veio justamente da dificuldade em adaptar ás cantigas, eles convidaram Anselmo que construiu com o grupo os arranjos, mantiveram as letras e as melodias foram regionalizadas, “... Eu gostei muito do resultado da oficina reciclando com musica, era o que faltava para a montagem do espetáculo...” (Vanderlei José), as principais mudanças “... além da musicalidade e do elenco as interpretações estão mais maduras, as coreografias ficarão melhores enfim crescemos bastante desde 2004...”, afirma Vanderlei (Diretor do Cia Spirits) de Juína/MT.


Quer saber mais acesse: http://www.ciaspirits.art.br/tronodocrono/.

Estiveram realizando esse trabalho em Juína nos dias 24,25 e 26 de Junho de 2011, Anselmo Parabá ministrando oficina e fazendo a produção musical do espetáculo e Mayk Arruda registrando para o doc do Mandala que está sendo produzido pelo Instituto Mandala e Coletivo Maloca com a direção de Michael Coimbra.

0 COMENTÁRIOS: