terça-feira, 28 de junho de 2011

Curso Livre de Teatro Módulo Direção com Luíz Marchetti Terças e Quintas, das 19 às 22h


A partir do dia 5 de julho o Curso Livre de Teatro iniciará o módulo de Direção, tendo Luíz Marchetti como ministrante.
Luiz Marchetti é um dos fundadores do Grupo Anima em Cuiabá, é formado pela CAL, Casa das Artes de Laranjeiras, uma das primeiras turmas da Escola de Artes Cênicas do Rio de Janeiro. Foi tambem um dos fundadores na década de 80 da Cia Teatral Carioca; trabalhou no Grupo em residência no Teatro Cacilda Becker e depois no Grupo de Teatro de Marcio Vianna (RJ). Foi para Espanha onde se especializou em Samuel Beckett e Harold Pinter, depois disso retornou à vida acadêmica para a Universidade de BELAS ARTES em filme e vídeo em Londres, se formou com bolsas do governo Britânico e fez o Mestrado em Design para Arte Mídia, onde foi premiado pelo Departamento de Arte e Humanas da Mesa de Pesquisa do Governo Inglês. Durante vinte anos dirigiu trabalhos na fronteira do teatro dança e do teatro com audiovisual em diversas cidades na Europa.


Atualmente é roteirista e diretor do Programa PALAVRA DE MULHER da Sala da Mulher da TV AL MT e editor de Cultura do jornal CIRCUITO MATO GROSSO. Na rede nacional apresenta este ano o documentario CAIO ANDRE na TV Futura. Já dirigiu doc-Tv para a Tv Cultura e participou de diversas mostras no Brasil e internacionais . Em Mato Grosso foi diretor do Espetáculo Siminina na UFMT e das duas edições do Circuito Cultural Setembro Freire. Alem de finalização de uma instalação para este ano Marchetti participa de direção de vídeo clips e documentários aqui em Mato Grosso e em São Paulo.

Durante os 8 encontros do módulo de direção, Marchetti vai elaborar um mapa de construção da cena, elencando cada elemento do espetáculo que é concatenado pela direção. Também fará uma exposição dos principais diretores da História do Teatro e suas idéias. Qual o papel do encenador nas artes cênicas atuais, como lidar com o audiovisual e a mídia digital?

Este curso destina principalmente a novos diretores que pretendem verificar fronteiras, pesquisas, erros, riscos e alguns acertos na invenção da representatividade atual

O Curso Livre de Teatro é um curso em caráter modular, sendo que cada mês temos um módulo diferente de estudo nas áreas técnicas do espetáculo, atendendo a outras demandas exceto a atuação.
Como módulos anteriores, tivemos: dramaturgia, cenografia e música cênica, todos oferecidos por profissionais matogrossenses com formação comprovada na área.

Curso Livre de Teatro
Módulo Direção
com Luíz Marchetti
Terças e Quintas, das 19 às 22h

Incrições gratuitas : 65 - 3613 9230
Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução
Praça da República, 151 - Centro
(ao lado da Matriz)

0 COMENTÁRIOS: