quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Intervenções Urbanas do Mato realiza oficinas em Nova Mutum

Cuiabá, 06 de outubro de 2010.


NAINE TERENA

Assessoria de Imprensa


Uma grande vitrine das manifestações artísticas e culturais afro brasileira está acontecendo em Nova Mutum através do Projeto “Harakati Zumbi”, integrando do Intervenções Urbanas do Mato, evento que pretende promover a Cultura Negra no estado. Nos dias 8 e 9 de outubro, a partir das 14h, o município receberá as oficinas de Dança Afro e Tranças e penteados Afro, ministrados pelos membros da Cia Ayolwa de Cuiabá. A Cia existe há mais de dez anos e realiza trabalhos na área de dança, divulgando diferentes ritmos como o samba.


A oficina de tranças e penteados afros levará ao público em geral, a oportunidade de conhecer e vivenciar um pouco mais da estética negra, experimentando diferentes tipos de penteados característicos da cultura negra. Muito além de ressaltar a beleza e a estética, a oficina propõe a observação sobre as expressões da própria cultura e da identidade negra. A oficina acontece na Casa da Cultura e é aberta para todo o público com participação gratuita. Já a oficina de Capoeira acontecerá no Cine Teatro do município contando com a participação dos alunos do Professor ‘Fatal’ e demais interessados.

Uma iniciativa inédita no Município, o Projeto “Harakati Zumbi”, vem proporcionando aos participantes um ambiente de debates, conscientização e troca de experiências. Acontecerão ainda em Nova Mutum, palestras, seminários, mostra de cinema negro, intervenções artísticas, Fórum e diversas oficinas que objetivam atender um público multiplicador.

O Projeto é uma iniciativa do Departamento de cultura de Nova Mutum, Instituto Mandala, Coletivo Maloca, Cia Ayolwa, Grupo Aruandê Capoeira e Terra do Sol empreendimentos com o apoio da Secretária do Estado de Cultura através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, através do Projeto Intervenções Urbanas no Mato, que visitará ainda os municípios de Cáceres, Poconé, Sapezal, Rondonópolis e Cuiabá. Em Mutum as atividades tiveram início em setembro e acontecem até novembro, mês da Consciência Negra.

Serviço
Oficina de Penteadao e Trança Afro (Nova Mutum)

local: Casa da Cultura
Horario: 14h
Público-alvo: aberto


Danças Afro (Nova Mutum)
Local
: Cine teatro
Horario: 14h

público-alvo: Alunos de capoeira.

Informações: 65-9978-3211/ 65-3025-3115
institutomandala@gmail.com


0 COMENTÁRIOS: