sábado, 14 de novembro de 2009

Segunda-feira começa Mostra de Cinema Negro

Cuiabá, 14 de Novembro de 2009

Quem gosta de audiovisual pode começar a se programar. Na segunda-feira, 16 de novembro inicia no Auditório do Centro Cultural (UFMT), a Mostra de Cinema Negro, que acontecerá até o fim da semana.

A Mostra que faz parte da Programação do Novembro Negro, leva ao público gratuitamente curtas e longas metragem sempre a partir das 18h até o dia 19 de novembro. Na segunda-feira, a abertura será feita pelos artistas Anselmo Parabá e Ogans do C.U.S.J.G. Ykaro Yury, Nicolah Correia, Helida Karine, as 19h; as 19h20 o Grupo de Dança
Ayoluwa também marca presença. A primeira projeção acontece a partir das 19h40.

O primeiro filme exibido é Narciso Rap, que tem a direção de Jéferson De e durançao de 18 min. Narciso Rap narra a história de Narciso, , um garoto negro de periferia, que ganha uma lâmpada mágica e pede ao gênio para ser visto branco pelos brancos e negro pelos negros. Outra obra exibida no primeiro dia será Xadrez das Cores, de Marco Schiavon. A história de Cida, uma mulher negra de quarenta anos, é o tema do filme. Ela vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
A mostra também privilegia as produções locais. No último dia (quinta-feira) o público assistirá A terra e o tempo – Vozes do Quilombo , de SérgioBrito. A partir de suas memórias pessoais e coletivas, mulheres e homens das comunidades remanescentes do Complexo Quilombo Mata Cavalo, em Mato Grosso, falam sobre as origens do Quilombo, a vida comunitária, do trabalho coletivo, das festas e, principalmente, sobre histórias da luta pela retomada, permanência e posse definitiva das terras que pertenceram aos ancestrais, mas que, ao longo do tempo, milhares de hectares foram ‘adquiridos’(?) por outras mãos. Um documentário onde a história é contada por aqueles que vivem e experimentam na pele, cotidianamente, a interminável tentativa de silenciamento e de exclusão perpetrados pela cultura dominante.

A Mostra de Cinema Negro é uma oportunidade do Grande público entrar em contato com um universo audiovisual envolvente e que por sua temática promove a conscientização. Escolas podem participar levando alunos e promovendo uma reflexão sobre a questão racial através do audiovisual.

Serviço:
O que:
Mostra de Cinema Negro
Quando: 16 a 19 de novembro
Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT
Informações: 8118-6628
Programação completa no www.comunicacaomandala.blogspot.com
Fotos de todas as atividades do Novembro Negro no Orkt

0 COMENTÁRIOS: