quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sebrae no DF apresenta Mapeamento Cultural do Distrito Federal

22 de Abril de 2009



Pesquisa realizada pelo Instituto IDEIAS revela mapeamento nas áreas de cinema e música Oferecer para a população de Brasília um banco de dados completo sobre a cultura nos segmentos de cinema e música e, ainda por cima movimentar a economia local, analisando as possibilidades de desenvolvimento da economia criativa no Distrito Federal.
Este é o objetivo do Mapeamento Cultural do DF, projeto do Sebrae no Distrito Federal que busca identificar a oferta cultural para a população brasiliense e surgiu de uma carência de informações sobre o assunto. Considerando os empreendimentos de iniciativas individuais e coletivas, o estudo analisou o potencial dos profissionais de música e cinema para alavancar as oportunidades de negócios para esse segmento. As duas áreas foram escolhidas para delimitar o campo de atuação do Sebrae e por essas já possuírem uma certa tradição em Brasília, com visibilidade, organização e produção. Este mapeamento é o levantamento de dados referentes à atividades, práticas, eventos, espaços, grupos e artistas que servirá como instrumento e subsídio para estruturação do plano de ações para o segmento. Para a realização da pesquisa, foram cadastrados monumentos, espaços culturais, artistas, cineastas e músicos da região. Já para as pesquisas de campo, foram produzidos 18 questionários diferenciados para cada tipo de instituição ou indivíduos.
Além disso, foram feitas entrevistas qualitativas com nomes chave do cenário musical e cinematográfico do DF. A partir daí, foi traçado um panorama das duas artes e seu futuro. A intenção era ouvir dos próprios artistas os problemas e possíveis soluções da economia criativa na região. Entre os entrevistados na área de cinema estão os renomados cineastas Renato Barbieri e Geraldo Moraes, também ex-secretário de audiovisual do Ministério da Cultura. Na música, foram ouvidos Gustavo Vasconcelos – organizador da Feira de Música – e Rênio Quintas – maestro e coordenador do Fórum de Cultura, além de mais outros seis expoentes da capital.
O resultado dessa pesquisa, realizada pelo instituto IDEIAS, será colocado em um banco de dados que refletirá a real situação do mercado cultural brasiliense e da economia criativa, que trata a questão cultural não apenas pelos direitos de acesso a cultura pelo cidadão mas principalmente pela capacidade de ampliar as oportunidades de geração de renda e empregos, que são proporcionadas pela produção cultural e seu consumo. E para contribuir com o desenvolvimento dessa economia, o Sebrae pretende realizar ações de capacitação, incentivar a participação em eventos que busquem o aprimoramento do profissional e rodadas de negócio para fomentar o segmento a médio e longo prazo, entre outras ações.
O recem-lançado site http://www.dfcriativa.com.br/, resultado deste mapeamento. Neste endereço eletrônico, serão arquivados os dados obtidos na pesquisa. Além de conter informações sobre personalidades, grupos, associações e centros culturais, nesse espaço o público encontrará também uma agenda com a programação de eventos culturais no Distrito Federal.
Dados levantados até o momento: 463 empresas/empreendedores identificados até o momento 216 espaços autorizados pelo ECAD como espaços musicais 57 espaços culturais onde se promove cinema e música - cinemas, auditórios, teatros, etc. 22 associações culturais + de 60 personalidades identificadas com as áreas de cinema e música 24 veículos de comunicação com produção sobre cinema e música no DF + de 50 fornecedores de serviços e produtos específicos.

0 COMENTÁRIOS: