terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Mandala Matupá

O enfoque da história do negro e da África e de suas dinâmicas culturais e configurações territoriais foram apresentados através das oficinas de percussão e dança afro que colaboraram para a memória da história da população negra, na construção da identidade afro-descendente que também é encontrada aqui no município. As oficinas estão acontecendo hoje (12) e amanhã, no Espaço do Programa Peti, no Bairro Jardim das flores, em Matupá.



Esse é o objetivo do Departamento de Cultura de Matupá que através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso promove a difusão, o intercâmbio e o fomento da cultura regional das artes visuais, artes cênicas, audiovisual, humanidades e patrimônio e de outras expressões culturais.

Participam das oficinas os alunos do programa PETI, APAE e as
crianças da comunidade. O projeto que começou com a exibição do vídeo e contou a historia da áfrica, os principais personagens que se destacaram pelo mundo, teve como ápice a aula de dança afro ministrada pelo oficineiro Vitor Hugo da Companhia de Teatro e Dança Ayolwa.


O Instituto Mandala, destacou a importância dos instrumentos reciclados para a preservação da natureza e também a melhora que as crianças apresentam em sala de aula, com o relacionamento interpessoal e principalmente com a família assim que iniciam as aulas de percussão. Os oficineiros estão ensinando as crianças que participam a confeccionar os instrumentos e posteriormente tocá-los. O objetivo é montar um grupo de percussão e dança no município.






0 COMENTÁRIOS: