sexta-feira, 27 de junho de 2008

Teatro Instituto Mandala

O Instituto Mandala promove a cerca de 6 meses a Oficina Permanente de Iniciação Teatral Mente Livre para crianças e jovens de comunidades carentes de Cuiabá. O objetivo não é promover atores para compor os castings de agências de publicidade e corredores globais. As crianças e jovens que se inscrevem para a oficina , por incrível que pareça, já vem com uma carga de sociabilização e desenvoltura que nem imaginam. São talentos nato, daqueles que quando se pede para declamar Bertold Brecht, riem de nós, os ditos intelectualóides. Eles declamam a vida rasgada, que para um ator profissional, fazem mesuras e laboratórios infinitos a fim de alcançá-los.

A nossa presença dentro de seu universo é aplicar meios, técnicas, jogos e laboratórios de vários mestres do teatro (Augusto Boal em seu Teatro do Oprimido – TO é o nosso alvo de estudo), no intuito de despertar o dom que existe já dinâmico dentro deles.

Sugeriu-se, a primeiro momento, o uso da pantomima, através do TO criar um tema de estudo e prática. Citou-se uma música tema. De imediato gritou-se: “Meu Guri” do eterno malandro Chico Buarque de Holanda. O que fazer apartir daí? Assistam ao excelente espetáculo “Meu Guri” estrelado pelos alunos da Oficina Permanente de Iniciação Teatral Mente Livre do Instituto Mandala.

Em breve em nossa programação.



Iniciação Teatral

A improvisação é um dos recursos mais utilizados no fazer teatral. Com este recurso o aluno passa a ser um jogador e entende o teatro também como uma manifestação de espontaneidade.

A ação física é uma resposta espontânea do corpo a partir de um impulso gerado pela própria cena ou pelas circunstâncias propostas. A ação física é geradora de novas ações dentro na construção da cena teatral. O princípio do teatro é a capacidade de jogar, agir e criar espaços fictícios construídos pelos jogadores-atores. O jogo de improvisação atrelado a ação física possibilita ao jogador disponibilizar-se para o teatro e expressar através do seu corpo, sua voz e sua sensibilidade, atitudes criativas e desinibidas. A improvisação proporciona agilidade mental e corporal já que a casualidade é a matéria-prima do desenvolvimento da cena. Assim o jogador exercita, além de técnicas básicas de teatro, como noção de espaço, relação com a platéia e ação dramática, possibilidades de criação de cenas a partir de temas e situações. O exercício da improvisação não se encerra na cena teatral, mas sim instrumentaliza os participantes para uma perspectiva dinâmica da própria vida. Esse trabalho é baseado em experiências do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, referindo-se à vivência do expectador.


Onde? Espaço Cultural Silva Freire.

Como? Basta nos ligar – 3027-2564.

Quanto tempo? 8 (oito) horas/aula.

Quantas pessoas? Turmas a partir de 4 pessoas. Então, traz os amigos.

Gestor? Instituto Mandala.

Oficineiro: Umberto Lima.


Maquiagem Teatral

A oficina de Maquiagem Teatral tem como proposta dar noções básicas de caracterização do

personagem em diversas estéticas teatrais, como por exemplo o realismo, a farsa, o teatro de rua, o

teatro para crianças, etc. Dar noções básicas de caracterização do personagem teatral em diversas

estéticas. Auxiliar na montagem de uma peça, um exercício ou um jogo cênico, através da utilização da maquiagem como um dos elementos visuais do espetáculo. Instrumentalizar os alunos quanto a

utilização da maquiagem no que diz respeito a utilização dos materiais adequados para a

caracterização.

Criar maquiagem teatral apartir de material Alternativo, disponibilizando, ao aluno um melhor uso de material não convencional para o uso em cena.


Onde? Espaço Cultural Silva Freire.

Como? Basta nos ligar – 3027-2564.

Quanto tempo? 4 (quatro) horas/aula.

Quantas pessoas? Turmas a partir de 4 pessoas. Então, traz os amigos.

Gestor? Instituto Mandala.

Oficineiro: Umberto Lima.

Oficineira: Umberto Lima




Confecções de bonecos e máscaras teatrais

Visa promover a reflexão , discussão e a prática da confecção tridimensional em empapelamento (papel machê), proporcionando uma significação utilitária, engenhados desde as formas mais elementares as mais complexas, tendo possibilidades do uso da cor nessa técnica. Buscando também orientar os alunos e observadores quanto às relações do irreal no cotidiano.


Onde? Espaço Cultural Silva Freire.

Como? Basta nos ligar – 3027-2564.

Quanto tempo? 8 (oito) horas/aula.

Quantas pessoas? Turmas a partir de 4 pessoas. Então, traz os amigos.

Gestor? Instituto Mandala.

Oficineiro: Umberto Lima.


0 COMENTÁRIOS: