sexta-feira, 27 de junho de 2008

Oficinas de Musicalização do Instituto Mandala

As oficinas estão acontecendo no Espaço Cultural Silva Freire desde Junho de 2007, dando continuidade a turma que deu início em Novembro de 2006 no TijucaL, as oficinas acontecem as Segunda, Quarta-feira na manhã entre 9:00 e 11:00hs e no período da tarde das 14:00 as 17:00hs no Espaço CulturaL Silva Freire onde também é a sede do Instituto.

As oficinas são dadas pelos músicos da Banda Mandala SouL e são ministradas por Paulo Martins, Anselmo Parabá, Elaine Santos e Umberto Lima.




Dando uma volta pelas ruas de Cuiabá percebesse um grande número de crianças e adolescentes nas ruas dos Bairros de nossa Capital, que convivem paralelos ao crime, e os crescentes níveis de violência proveniente de atividades da realidade urbana e percebendo a falha do poder público em nossa cidade, O Instituto Mandala visa implantar uma política pública cultural de inclusão cultural, para melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade. As ações que ora propomos visam descentralizar o acesso a cultura para os bairros, as ruas, centro comunitários etc; ampliando a participação da comunidade que até agora não teve condições de acesso aos equipamentos municipais de cultura, estimulando o cidadão atuar e se perceber como agente ativo cultural da vida de sua comunidade
Musicando o Lixo
É o que o Instituto Mandala vem desenvolvendo no bairro Tijucal com Crianças do bairro em parceria com projeto social da Policia Militar e no Porto no Ponto de Cultura Conceição em parceria com Instituto Usina, o trabalho consiste em ensinar as confeccionar os instrumentos a partir de materiais recicláveis, assim desenvolvendo a potencialidade musical de cada criança e a responsabilidade ambiental e cultural no coração daquelas pequenas crianças. Responsáveis por esse projeto os músicos da banda Mandala Soul, O Instituto Mandala nasceu com a missão de promover a Inclusão Cultural, utilizando a arte, a cultura Brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania em nosso país

O Instituto Mandala pretende favorecer o desenvolvimento através de:Pesquisas (livros, internet, CDs...); investigação da contribuição de compositores e intérpretes, para a transformação histórica da música correlações com outras áreas do conhecimento de contextualização com aspectos histórico e geográfico. Construir e desenvolver a expressividade de seus desejos e aspirações a fim de que as projetem através da musicalidade.

Desenvolver a habilidade de captar as idéias principais e de expô-la com clareza e coerência Pesquisar, explorar, improvisar, compor e interpretar sons de diversas naturezas; Favorecer, por meio de ações complementares, a formação integral da criança e adolescente e adultos, Tendo como princípios:

1- Escolaridade: interpretar e apreciar o próprio meio sociocultural e das regiões do Brasil, transmitidos no universo escolar.

2- Interação Relacional: choque cultural, saber valorizar a convivência e o respeito pelos ritmos e estilos variados existentes.

3- Participação: estimular através da valorização da expressividade e questionar através das diversas influencias musicais.

4- Empreendedorismo: desenvolvimento de competência para trabalho em grupo, além da criatividade.

5- Qualidade de Vida: favorecer a alegria ao cotidiano através da música.


0 COMENTÁRIOS: