quinta-feira, 13 de março de 2008

Descobridor dos Sete Mares

Banda Mandala Soul faz tributo a Tim Maia no Sesc Arsenal



Qual é a fórmula do sucesso? Do que é feito um grande artista? Daquele que foi trilha sonora de grandes romances e desencantos de pessoas comuns como nós?

Tim Maia ressurge em março de 2008, em solo cuiabano, no teatro do Sesc Arsenal, para nos explicar como é que uma pessoa fora dos padrões estéticos da sociedade se torna um mito.

O Tributo a Tim Maia, intitulado Descobridor dos Sete Mares, preparado pela banda Mandala Soul é um sonho antigo. Fruto da apreciação de shows, documentários, composições, histórias de bastidores e depoimentos de quem conviveu com essa figura irreverente.

O ideal da Mandala Soul é ainda mais altruísta: a banda quer condicionar à platéia cuiabana uma outra faceta de Tim. Quer lembrar do Tim do bem, talentoso, persistente e ainda mais, do artista exigente que preza pela qualidade da música. Como essa arte chega a ser libertadora, o que menos cabe em dois dias de show são os pré-conceitos e julgamentos sobre o artista.

Foi no dia 8 de março de 1998, último show de Tim Maia que sua agonia começou. O desfecho se deu no dia 15 do mesmo mês. Daí os shows ocorrerem nos dias 14 e 15. Ocasião dos dez anos de morte do artista que representa uma das grandes referências e inspirações para o trabalho da Mandala. O show, com duas horas de duração vai sintetizar 28 anos de carreira e 33 LPs gravados. Como foco, três fases de sua carreira.

Quem apresenta e interfere no programa do show é ninguém menos que o próprio Tim. Ao explorar recursos audiovisuais a produção artística do espetáculo sincroniza trechos de entrevistas e depoimentos do próprio cantor às canções executadas em palco.

Além da fusão artística o show reserva ainda grandes momentos orquestrados por participações especiais como a do baixista Samuel Smith, de Haroldo Mello, Vera Capilé e Luciana Bonfim. "Lá se vão dez anos sem o brilhantismo de Tim Maia. Sabendo que o brasileiro tem memória curta, nada mais urgente que um tributo ao mito nacional da soul music", justifica a produtora da banda, Elaine Santos.

Entre os clássicos a serem executados no espetáculo, Azul da Cor do Mar, Eu e Você, Primavera, Que Beleza, Bom Senso, No Caminho do Bem, Descobridor dos Sete Mares, Do Leme ao Pontal e Vale Tudo.

Carreira 'trifásica'

A carreira de 28 anos de Tim Maia historicamente é dividida em três fases: a de 1969 a 75 que seu final foi marcado pelo seu encontro com o livro da filosofia Racional; de 75 a 77, que foi a fase Racional, propriamente dita, e de 77 a 97 que foi o período que intensificou sua produção.

Serviço:

Tributo a Tim Maia >>Descobridor dos Sete Mares

Dias: 14 e 15 de março

Local: no Sesc Arsenal

Horario: 20:30 horas.

Entrada: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia).

Mais informações 3025-2764 ou 9978-3211

0 COMENTÁRIOS: