terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Grito Rock é destaque no Jornal O Tempo de Belo Horizonte MG

Conexões subversivas

A banda Mandala Soul, de Cuiabá (MT), se apresenta na programação do festival "Fuja do Carnaval na Obra", que integra o Grito Rock


Produtores independentes de várias regiões do país anunciam que Carnaval é época de festa, sim, mas não necessariamente para celebrar o axé e o samba.
DANIEL BARBOSA


Carnaval? Onde? Quando? Como? Uma portentosa articulação de produtores independentes, traduzida em forma de inúmeros festivais e shows avulsos país afora, com foco no rock, ameaça ofuscar a folia momesca como a conhecemos, ou melhor, como a grande mídia a concebe, limitada às escolas de samba cariocas e ao axé baiano. Senão vejamos, a começar por Belo Horizonte: o bar dançante A Obra promove, a partir de amanhã, o festival Fuja do Carnaval na Obra, que em seu primeiro dia recebe duas atrações do selo paulista Radiola Records, que está promovendo uma grande turnê nacional de grupos de ska, o que inclui cidades como Recife, onde acontece o Recbeat, e Belém, que é uma das integradas ao festival Grito Rock, que, nascido em Cuiabá (MT) e expandido para todo o Brasil desde o ano passado, agrega iniciativas como o Fuja do Carnaval na Obra, que, no segundo dia, quinta, terá programação dedicada a bandas de um homem só, com atrações que, na sequência, participam do Psycho Carnival, em Curitiba, que também está no circuito do Grito Rock. Assim, tudo ao mesmo tempo agora.

A convergência de ações no âmbito da cena independente nesta época do ano não é fortuita. Decorre da percepção de músicos, produtores e donos de casas noturnas que existe uma considerável fatia de público que não está nem aí para roda de samba ou trio elétrico. Integração e cooperativismo são as palavras- chaves para a criação e fortalecimento dessa rede de shows e festivais alternativos que se alastram sob as barbas de Momo. "São articulações que já vêm acontecendo há algum tempo. No ano passado, o Fuja do Carnaval na Obra já foi integrado ao Grito Rock, graças ao contato que a gente tinha com os organizadores, o pessoal do Espaço Cubo, de Cuiabá. Com relação à Radiola Records, estávamos querendo armar uma parceria há uns dois anos e tivemos a felicidade de concretizá-la agora, com a vinda de dois artistas do elenco deles (o norte-americano Chris Murray e a banda paulista Firebug) para participar do Fuja do Carnaval na Obra", diz Claudão Pilha, um dos proprietários d’A Obra.

O empresário ressalta, ainda, a parceria com os organizadores do Psycho Carnival, que permitiu a vinda ao Brasil dos músicos italianos Number 71 e Mr. Occhio - na quinta eles fazem show n’A Obra ao lado do Lendário Chucrobillyman, na noite dedicada às bandas de um homem só (os malucos que, sozinhos no palco, se desdobram tocando guitarra, bateria e outros instrumentos ao mesmo tempo), e entre os dias 2 e 4 de fevereiro, se apresentam no festival curitibano, cuja programação inclui, ainda, grupos como Mad Sin (Alemanha), Voodoo Zombies (Chile), The Howlers (US), Motorama (Argentina), Old Stuff (Sapucaia do Sul) e Bad Luck Gamblers (São Paulo), entre outros.

Publicado em: 29/01/2008

Leia na integra: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=813&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=68030&IdTipoNoticia=1

0 COMENTÁRIOS: