terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Instituto Mandala 2007


Percebendo o número de crianças e adolescentes nas ruas dos Bairros da Grande Região Sul de nossa Capital que convivem paralelos ao crime, e os crescentes níveis de violência proveniente de atividades da realidade urbana e percebendo a falha do poder público em nossa cidade.O Instituto Mandala visa implantar uma política pública cultural de inclusão cultural, para melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade.As ações que ora propomos visam descentralizar o acesso a cultura para os bairros, as ruas, centro comunitários etc; ampliando a participação da comunidade que até agora não teve condições de acesso aos equipamentos municipais de cultura, estimulando o cidadão atuar e se perceber como agente ativo cultural da vida de sua comunidade .


Reciclando Música

É o que o Instituto Mandala vem desenvolvendo no bairro Tijucal com Crianças do bairro em parceria com projeto social da Policia Militar, o trabalho consiste em ensinar as confeccionar os instrumentos a partir de materiais recicláveis, assim desenvolvendo a potencialidade musical de cada criança e a responsabilidade ambiental e cultural no coração daquelas pequenas crianças. Responsáveis por esse projeto os músicos da banda Mandala Soul, Anselmo Parabá (Fundador do Instituto), Katyucia Ribeiro (Coordenadora pedagógica e regente do grupo), Leonardo Michelangelo (monitor do grupo) e Elaine Santos (Coordenadora do Instituto).O Instituto Mandala nasceu com a missão de promover a Inclusão Cultural, utilizando a arte, a cultura Brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania em nosso país


Em 2007:

O Instituto Mandala pretende favorecer o desenvolvimento através de:Pesquisas (livros, internet, CDs...); investigação da contribuição de compositores e intérpretes, para a transformação histórica da música correlações com outras áreas do conhecimento de contextualização com aspectos histórico e geográfico.Construir e desenvolver a expressividade de seus desejos e aspirações a fim de que as projetem através da musicalidade.
Desenvolver a habilidade de captar as idéias principais e de expô-la com clareza e coerênciaPesquisar, explorar, improvisar, compor e interpretar sons de diversas naturezas;Favorecer, por meio de ações complementares, a formação integral da criança e adolescente e adultos tendo como princípio:
1- Escolaridade: interpretar e apreciar o próprio meio sociocultural e das regiões do Brasil, transmitidos no universo escolar.
2- Interação Relacional: choque cultural, saber valorizar a convivência e o respeito pelos ritmos e estilos variados existentes.
3- Participação: estimular através da valorização da expressividade e questionar através das diversas influencias musicais.
4- Empreendedorismo: desenvolvimento de competência para trabalho em grupo, além da criatividade.
5- Qualidade de Vida: favorecer a alegria ao cotidiano através da música.