quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mandala, Estamos na Rio+20

Uma experiência incrivel estar aqui, varios povos, nações do mundo todo, muitas informações acontecendo, tive a oportunidade de vir para ca com uma articulação do Movimento Negro de MT,Coletivo Maloca a CONEN  e UNEGRO, Meus agradecimentos ai a estas entidades.

Caminhando pela Cúpula dos Povos encontrei uma Jornalista da Rede Globo, ela me entrevistou e isso acabou circulando o Brasil, para mim Anselmo Parabá é a certeza de que estamos no caminho certo.


Cúpula dos Povos:  Uma nova geração ocupa a grama do Aterro do Flamengo, com os mesmos sonhos dos pioneiros da ecologia na Rio-92. A Cúpula dos Povos continua sendo a festa da diversidade humana.

A expectativa da organização da Rio+20 é que na sexta-feira (22) os trabalhos sejam encerrados e o documento final - com possíveis modificações - seja aprovado. Além deste documento, as delegações também vão analisar as propostas que estão sendo discutidas na Cúpula dos Povos, o mais importante e eclético evento paralelo à convenção.
Vinte anos se passaram. Uma nova geração ocupa a grama do Aterro do Flamengo, com os mesmos sonhos dos pioneiros da ecologia na Rio-92. A Cúpula dos Povos continua sendo a festa da diversidade humana. É um grande encontro e uma enorme feira livre. Tem venda de artesanato, de ornamentos indígenas, tem de tudo um pouco.
É gente de todo lugar. Centenas de bandeiras. Muitas causas.
“Como indígenas, nós queremos que a nossa terra seja liberta desses grandes empreendimentos que o Governo está sempre fazendo em torno delas”, disse um índio.
“Eu quero um planeta onde não tenha desigualdade social e que a gente seja feliz”, pediu um participante.
“O principal objetivo aqui, acredito que de todo o mundo, é a defesa para as futuras gerações. Então temos que defender, antes de mais nada, a vida”, declarou outro visitante.
O encontro de organizações não governamentais do mundo inteiro é mais uma tentativa de fazer com que 7 bilhões de seres humanos consigam se entender e jogar no mesmo time: não desperdicem, não consumam em excesso, renovem, reciclem. Falando assim, parece mesmo que há muito o que fazer em pouco tempo.
Em grandes assembleias ou pequenas rodas, as discussões duram o dia todo. O resultado vai virar um documento, que será encaminhado à sociedade e aos chefes de estado no Riocentro.
“Nós vamos manifestar as nossas posições, as dificuldades que nós estamos vendo no processo oficial e também fazer as críticas necessárias ao fato que as soluções que o processo oficial está apresentando não agradam a cúpula dos povos”, informou Darci Trigo, coordenador-geral da Cúpula dos Povos.
Se é difícil fazer com que os países entrem em acordo, no Aterro a tônica é a unidade. Todos tentam pulsar no mesmo ritmo, acertar o passo. E não perder a esperança.
“Eu tenho esperança no futuro, que são as crianças que já têm outro processo de entendimento mental e isso já faz com que o mundo se modifique”, comentou uma participante.
Desde cedo, o movimento de visitantes já começa a ser notado. O evento se estende até às 20h e, em alguns dias, até às 22h. Nesta quarta-feira (20), quem for ao Aterro do Flamengo vai poder participar de laboratórios e discussões sobre a prática sustentável no dia a dia. Além de discussões sobre cidades sustentáveis, a utilização da água e sobre tecnologia.
Fonte: G1

1 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

What's up, its fastidious article on the topic of media print, we all understand media is a great source of facts.

Also visit my page v2 cigs reviews