sexta-feira, 1 de julho de 2011

Instituto Mandala inicia o Mapeamento da cadeia produtiva em Nova Mutum.

O Instituto Mandala começa oficialmente a assessorar a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento de Cultura de Nova Mutum, Mapeando a Cadeia produtiva da cultura para construção do Plano Municipal de Cultura. O trabalho tem sido capitaneado pelos produtores culturais José Paulo Traven e Emanuelle Calgaro que estão Diretores do Instituto Mandala, o qual propôs a realização da Investigação, Análise Situacional e Diagnóstico por meio do Mapeamento, Fóruns e Conferência Municipal.

No último dia 07 de junho, aconteceu o primeiro encontro com o Fórum Permanente de Cultura de Nova Mutum, onde foi feita uma palestra para a comunidade cultural, apresentando a proposta de construção do Plano Municipal de Cultura, seus benefícios e a metodologia de trabalho. Neste encontro estiveram presentes em torno de 50 profissionais que atuam nas áreas de educação e cultura, em sua maioria lideranças de seus segmentos.

Já neste primeiro encontro foi marcada a primeira Conferência Municipal de Cultura para o dia 20 de agosto de 2011, a qual se mostra um importante e eficiente método de consulta pública para diagnosticarmos as demandas da sociedade Mutuense.

O primeiro contato do Instituto Mandala com Nova Mutum foi em 2008, a convite da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indutria, comercio e Turismo. Ministramos a primeira oficina de percussão, construção e prática de conjunto foi realizada no CAICA (Centro de Atendimento Integrado da Criança e Adolescente), e a parceria vem se solidificando a cada ano. O município merece o destaque por sua preocupação com a Cultura com intercâmbio cultural e de forma muito especial com a Cultura Afro Brasileira.

O mérito por esse trabalho iniciou-se na gestão de Agnaldo Garrido como Secretario Municipal de Educação e Cultura e agora tem segmento com Cléria Paula Franco a atual Secretaria de Educação ate então Coordenadora de Cultura, a qual abriu as portas para nosso trabalho, que continua avançando.

Pretendemos para novembro de 2011, dar seqüência a realização da segunda edição do projeto Harakati Zumbi evento elaborado e realizado em parceria em 2010.

Em 2010 realizamos o Harakati Zumbi que começou em setembro de 2010 e culminou num grande espetáculo em 17 de dezembro, uma vez que o mal tempo nos impediu de realizar no dia previsto 14 de Novembro de 2010. Das oficinas ministradas Tranças Afro e Danças Afro uma parceira com Grupo de dança afro Ayoluwa, Oficinas de dança de rua parceria com o Coletivo Maloca, e as oficinas de Percussão, Documentário, Elaboração de Projetos foram aplicados por membros do Instituto Mandala: Umberto Lima com Contação de História e construção de seu próprio conto ilustrado e Confecção de Máscaras Afro, Sensibilização Musical com Anselmo Parabá, Documentário e Elaboração de Projetos com José Paulo Traven, os resultados se tornaram um grande espetáculo, além da realização do Batizado e Encontro de Capoeira do Grupo Aruandê do Mestre Fattal, Fórum de Historia com Profª Drª Maria Amélia, Geraldo Kaunda, Cristovão da Silva do Grupo de dança afro Ayoluwa falando da obrigatoriedade da implementação da lei 10.639/3 nas escolas publicas.

Em 2011 estivemos parceiro na realização das Oficinas de Fotografia "Nova Mutum Além do Que Se Vê" com Laércio Miranda que culminou numa Exposição Fotográfica, que foi exposta na Espaço Cultural do Departamento de Cultura na EXPOMUTUM 2011, e que vem para Cuiabá em Agosto e será exposta no Pavilhão das Artes e da organização da Semana "Nova Mutum é Bem Mato Grosso" de 04 à 14 de Maio de 2011.

Estamos em fase de planejamento do Harakati Zumbi 2011 e a Construção do Plano Municipal de Cultura de Nova Mutum é um marco na história do Instituto Mandala. Será o primeiro município que vamos assessorar na criação e implantação do Plano Municipal de Cultura. Esta é a primeira vez que o poder público contrata uma instituição Cultural para assessorar e diagnosticar as demandas que serão resolvidos com planejamento e implantação de políticas realmente públicas para a Cultura, iniciativa louvável do Prefeito de Nova Mutum Lírio Lautenschlager.

Festa da Nação Nordestina em Nova Mutum

Na agenda do Departamento de Cultura para o mês de Julho está o II Arraiá Cooperativo das Escolas Municipais de Nova Mutum – Nação Nordestina. O evento acontece dia 9 de julho, a partir das 18 horas, em frente ao Ginásio de Esportes Lauro Immich. Toda sociedade é convidada a participar dessa grandiosa festa.

Haverá shows, mostra cultural, danças – apresentações de Quadrilhas. As comidas típicas da região nordeste, apresentadas no Curso de Culinária Nordestina, também farão parte do evento.

Participam as escolas municipais de Nova Mutum: Lucia Faccio Tasca, Carlos Drummond de Andrade, Caminhos do Saber, Cecília Meireles, além dos CMEII’s Tancredo Neves e Mãe Amiga, e as Creches Pequeno Aprendiz e Recanto dos Encantos.

Comprovando o respeito com a diversidade cultural do município que tem referências de seus colonizadores que foram os Gaúchos, os Nordestinos e os Mato-grossenses entre outros.

0 COMENTÁRIOS: