sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cáceres promove seu 1º Festival de Cinema

O Festival de Cinema ‘Olhares do Pantanal’ realiza a cerimônia de abertura do evento no dia 27 de maio e contra com dois dias de programação…


“Konna yume wo mita – Vi um sonho assim”. Com esta frase se inicia cada um dos oitos episódios do filme ‘Sonhos’, de autoria de um dos maiores mestre da sétima arte, Akira Kurosawa. E esta talvez seja a melhor descrição sobre o que a maioria das pessoas procura quando se senta em frente à grande tela para assistir um filme: sonhar. E é deste sonho, inerente a todo cinéfilo, que nasce o 1º Festival de Cinema de Cáceres ‘Olhares do Pantanal’, a ser realizado nos dias 28 e 29 de maio, com cerimônia de abertura no dia 27, no Cine Tetro Xin, localizado no centro de Cáceres.

O evento conta, por enquanto, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da lei de Incentivo a Cultura e se beneficia de apoio do Ministério da Cultura (MinC), Cine+Cultura, Conselho Nacional de Cineclubes e Fundação do Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul e Universidade de Mato Grosso (Unemat).

O objetivo é divulgar em conjunto com seus parceiros, filmes que lancem um olhar sensível e especial para os estados e países que permeiam a região do Pantanal, privilegiando particularmente cinematografias autorais e de produção independente.

O produtor executivo do festival, Vicente Albuquerque Maranhão, destaca que a programação será realizada em três mostras competitivas. “A primeira para filmes de longa-metragem brasileiros; a segunda para filmes de longa-metragem estrangeiros e a terceira para filmes de curta-metragem e vídeos clipes brasileiros. Poderão participar obras captadas em película ou vídeo digital, mídia móvel celular em qualquer bitola ou formato. No entanto, as cópias destinadas à projeção deverão ser enviadas à produção do evento em 35mm ou DVD. O Júri não fará distinção entre os suportes de captação/exibição, concorrendo juntos, aos mesmos prêmios”.

A proponente do evento, Elainne Arruda Pires Cintra, explica que o projeto procura valorizar a cultura cineclubista, reconhecendo-a como grande meio difusor da cultura do áudio visual.

“O festival contempla a realização de um grande encontro regional dos cineclubes de Mato Grosso, e este encontro terá como principal foco a integração e fortalecimento da rede cineclubista, entrando em consonância direta com ações como a do Programa Mais Cultura do MinC e com as resoluções do Conselho Nacional de Cineclubes” ,acrescenta Elainne.

O público alvo é diversificado. “Comunidades de baixa renda e estudantes de 1° e 2° graus, que tem pouco contato com a 7ª arte e sem acesso a meios áudio visuais, são preferenciais. Mas a o objetivo maior é democratizar , e é claro que ele é direcionado a produtores culturais, universitários, professores e artistas”, frisa o produtor executivo Vicente Maranhão.

1 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

Obrigado pelu apoio.

Nosso celular organizasão

65 9260-426