Hoje ocorreu na cidade, o lançamento de um de seus principais projetos, o “Nova Mutum é Bem Mato Grosso”, que ocorre na primeira quinzena de maio. Nessa empreitada atuam junto ao poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor. Novos tempos.
As atividades têm início logo às 13h40, com a inauguração do Conselho Municipal de Educação no Centro Municipal de Educação Básica Infantil Cecília Meirelles. Seguindo a programação tem entrega simbólica dos kits escolares no Centro Municipal de Educação Básica Integral Carlos Drummond de Andrade, às 14h20.
Já às 15 horas, tem aula Inaugural na Casa da Cultura e entrega dos projetos do Departamento de Cultura doMunicípio
ao secretário Adjunto de Estado de Cultura, Oscem
ario Fortes Daltro.


Tarde movimentada!
Depois, às 15h40, tem visita à Casa de Arte, localizada na Avenida Mutum, nº 712, Centro, mas às 16h15, visita à Biblioteca Municipal “Hilda Strenger Ribeiro”, localizada na Avenida dos Uirapurus, nº 414, Centro.
Cultura também é consciência ambiental. Sendo assim, às 16h40 serão entregues e plantadas, 1.500 mudas de Ximbuva, no Parque Aquático de Nova Mutum (lagoa entre prefeitura municipal e Câmara de Vereadores).
Finalizando, às17h oficialmente será lançado o “Nova Mutum é Bem Mato Grosso”, alusivo ao aniversário de Mato Grosso, comemorado de 9 a 14 de maio, durante o Lançamento do projeto acontece apresentações culturais com os grupo Pixé do CCM , a dupla - Joel Bruno e Dornelles, o Coral da Melhor idade os músicos e arte educadores Anselmo Parabá e Setembrino Robson interpretam músicas do folclore regional.






PLURALIDADE


E no mesmo espaço a pluralidade cultural com a qual, o município vem tratando estará presente, a capoeira, o cururu, o teatro, a musica, uma mostra de resultados das oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura.“A intenção do evento é mostrar os projetos viabilizados pelo departamento aos presentes, além de promover as aulas da Casa de Cultura, que atende mais de 1.300 crianças e adolescentes do município com oferecimento de oficinas culturais e também lançar oficialmente o projeto, Nova Mutum é Bem Mato Grosso, um dos grandes momentos de toda programação”, informa Zizelle Ferreira.


O projeto lançado hoje, prevê a realização de várias oficianas, apresentações artísticas e seminário. Programada para o mês de abril, está o projeto idealizado pela Coordenadora do Departamento de Cultura, a Historiadora Cléria de Paula Franco, realiza oficina de fotografia em período integral entre os dias 02, 03 16 e 17 de abril de 2011. O foco principal é a cidade, sua população e seu cotidiano, ministrada pelo fotógrafo profissional, Laercio Miranda, um paulistano que trabalhou para grandes veículos, como os jornais: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e a revista da Gazeta Mercantil.
O resultado do projeto será a 1ª Exposição Fotográfica da Secretaria de Educação e Cultura realizada por meio do Departamento de Cultura entre 08 e 12 Junho durante a Exposição Agropecuária (EXPOMUTUM) a curadoria e edição das fotos é do próprio fotografo, a Coordenação do Departamento de Cultura e a Terra do Sol Empreendimentos Culturais que também é responsável pela produção e registro dessa ação, a exposição acontece no Espaço Cultural do Departamento de Cultura edntro da EXPOMUTUM. Integrando as ações, no dia 11 de Junho acontece o lançamento do livro de fotografia de Laércio Miranda, pela Tanta Tinta.

"Nova mutum É bem Mato Grosso"

Parafraseando Pescuma a coordenadora de articulação de projetos, Zizele Ferreira, apresenta a1ª semana de Mato Grosso em parceria com CCM Centro de Cultura Mato-Grossense Flor de Pequi, que acontece de 09 à 14 de maio de 2011. Neste período, numa estrutura montada em praça pública em frente a Escola Caminhos do Saber durante toda semana acontecerão oficinas e no dia 14, feira artesanal e gastronômica. Entre as oficinas, os participantes poderão optar pelo aretesanato, culinária, danças e exposição de artes plásticas tendo em vista a necessidade de difundir a modalidade artes plásticas de Mato Grosso na região Médio Norte com acervo da Secretaria Municipal de Culturade Nova Mutum.


Vai haver ainda, Mini-curso de Educação Ambiental, Seminário de História e Literatura deMato Grosso entre os palestrantes estão, Profº Agnaldo Garrido Secretário Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum, Profº. Drº. Vitale Joanoni Neto (UFMT) e Profº. Drº.Mário Cezar Leite (UFMT) e para cerca de 130 Professores de todas as redes de ensino.

E para encerrar a 1ª Semana de Mato Grosso, acontece os Shows com: Roberto Lucialdo(Cuiabá), Banda Mandala Soul (Cuiabá), os viralta (Cuiabá) e a Banda Mega Ritmos de Nova Mutum, apresentação do Grupo de Siriri Pixé e Feira para proporcionar lazer de qualidade e divulgação de artistas e obras mato-grossenses no dia 14 de maio Aberto ao público.

Hakati Zumbi 2011

Em 2010 a Prefeitura e Secretaria de Educação e Cultura através do Departamento de Cultura realizou o 1º Harakati Zumbi em parceria com Instituto Mandala, Grupo de Teatro, Dança Afro Ayolwua, grupo de capoeira Aruande e Sicred que aconteceu de Setembro a Novembro com oficinas, mostra de cinema, apresentações culturais fóruns e seminários, no dia 13 de maio de 2011 o Departamento lança a programação deste ano, e apresenta o Documentário com registro da ação em 2010 produzido pela Instituto Mandala e Terra do Sol.




0 COMENTÁRIOS: