terça-feira, 29 de março de 2011

Nova Mutum Além do Que Se Vê!


O projeto idealizado pela Coordenadora do Departamento de Cultura, a Historiadora Cléria de Paula Franco, irá realizar oficina de fotografia em período integral entre os dias 02, 03 16 e 17 de abril de 2011. O foco principal da oficina é a cidade, sua população e seu cotidiano, ministrada por Laercio Miranda, paulistano, é fotógrafo a mais de 30 anos. Trabalhou para grandes veículos, como os jornais: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e a revista da Gazeta Mercantil. Como fotógrafo free lancer, publicou em jornais e revistas de vários paises: México, Peru, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Já morou em locais muito diversos,como a cidade de Londres e em Aldeias Xavante. Vive em Mato Grosso desde 1990 e oseu trabalho no Estado tem se desenvolvido mais na área sócio-ambiental. É admirador da grande diversidade cultural Mato Grossense, tema principal de seus ensaios fotográficos.

O instrumento mais importante da fotografia, ao contrário do que a maioria pensa, é o olhar e não a câmera. Saber olhar é o primeiro passo, a partir do qual se vai definir o critério, ou da escolha do objeto. Muitos não fotografam bem, mais por falta de um objeto definido do que por falta de uma boa câmera. O que me leva à escolha de um local ou uma pessoa? O que eu quero destacar ou caracterizar com essa foto, qual o melhor enquadramento, a melhor luz, a melhor forma de expressar minha intenção? Partindo dessas idéias, nosso trabalho será unir alguns conhecimentos técnicos de como se processa a fotografia, com exercícios de observação, seleção dos motivos e cenas, fazendo logo depois uma avaliação de resultados. Reforça Laercio Miranda.


Programação:

Dia 02/04

Manhã

Aula teórica – os principais elementos da câmera fotográfica, como esses elementos interagem para compor a foto.

Tarde

Os principais erros das câmeras automáticas ou com poucos recursos. Como fazer para evitá-los ou diminuí-los.

Dia 03/04

Manhã

Conhecimento da própria câmera, suas possibilidades e limites. Exercícios: fotografar no próprio local, na área externa do auditório, no ambiente entorno, os colegas. O enquadramento – qual enquadramento melhor para expressar o que quero dizer com minha foto? O que é o objeto principal. Composição com o fundo, ou interferência (ruído).

Tarde

Iluminação natural e com flash, necessidades e limites de seu uso. Resultados dos diferentes tipos de iluminação. Luz artificial sem flash. A importância da estética. O belo como reforço da comunicação – a documentação com arte. Noção de ensaio – construir seqüência sobre um mesmo tema. A importância de se aprofundar a visão em determinado tema, de explorar mais esse tema.


Dia 16/04

Manhã

Saída a campo para fotografar. Os diversos olhares sobre a mesma cena. Cenas diferentes, a escolha pessoal de objetos.

Tarde

Avaliação dos resultados das fotos, comentários meus e dos participantes sobre suas intenções e seus resultados.


Dia 17/04

Manhã

Saída a campo para fotografar: dando preferência a cenas diferentes. Estimulo a que sejam exercitados ensaios.

Tarde

Avaliação dos resultados, comentários e sugestões para melhorar a linguagem, atingindo o que se deseja.

O resultado da oficina será a exposição fotográfica que vai mostrar o município a partir do olhar dos alunos do curso, a exposição acontece de 09 à 13 de Junho, dentro do espaço do Departamento de Cultura dentro da EXPOMUTUM. Integrando as ações acontece o lançamento do livro de fotografias de Laercio Miranda pela Editora Tanta Tinta.


Mais informações:

Departamento de Cultura - Prefeitura Municipal de Nova Mutum
Av: Mutum, 1250N - CEP: 78 450 000 - Fone: (65) 3308 5400 ramal 5411/culturamutum@gmail.com


Esse projeto entre outros, foram lançados oficialmente, no ultimo dia 25/03/2011, numa cerimonia em que estiveram presentes: Agnaldo Garrido Secretario Municipal de Educação e Cultura, Oscemario Frotes Daltro Secretario Adjunto de Cultura do Estado, Paulo Traven Presidente do Instituto Mandala, e o Prefeito de Nova Mutum Lírio Lautenschlager.

Aconteceu também a aula inaugural da nova Casa da Cultura,que atende mais 1.300 crianças e adolescentes de Nova Mutum, com oficinas de Teatro, Capoeira, Musicalização entre outras, e contou com a participação do musico e arte educador Anselmo Parabá.
Foram Plantadas 1.500 mudas de Ximbuva, no Parque Aquático de Nova Mutum (lagoa entre prefeitura municipal e câmara de Vereadores)e para finalizar as atividades do dia, Foi feito lançamento do projeto “Nova Mutum é Bem Mato Grosso”, alusivo ao aniversário de Mato Grosso, comemorado de 9 a 14 de maio.
Num gesto que mostra o trabalho do Secretário Municipal Agnaldo Garrido ele vem plantando sementes em solo fértil, incentiva a educação e cultura para todos no município, com apoio do Prefeito municipal Lírio Lautenschlager.
É o resultado do mini-curso de Educação Ambiental ministrado pelo Biologo, musico e arte educador Setembrino Robson da GAEPAC PRÓ YBY, uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Meio Ambiente por meio do Departamento de Cultura.


0 COMENTÁRIOS: