segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Participação Mandala no Encontro Diversidade da Cultura


O Instituto Mandala participou do Encontro Diversidade da Cultura realizado no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 7 de Setembro, dois membros, Anselmo Parabá e José Paulo Traven, estiveram participando, o evento aconteceu na Fundição Progresso, nos Arcos da Lapa, foram discutidos os mais variados assuntos, além de oficinas diversas.

Temas discutidos:
Preconceito e Cultura da Paz
A Cultura da Paz é o respeito à vida e à diversidade, com a rejeição da violência e do preconceito. É conviver bem, procurando compreender o outro, é redescobrir a solidariedade e buscar equilíbrio nas relações de gênero, étnicas, sociais, de orientação sexual e religiosa. Mas isso não significa a ausência de conflitos, e sim a busca por solucioná-los por meio do diálogo, do entendimento e do respeito à diferença.

Espiritualidade e Diversidade Religiosa
A aceitação da diversidade cultural inclui aceitar, também, a multiplicidade de crenças e práticas religiosas, pois todas elas são manifestações culturais. Infelizmente, a convivência harmônica entre as diferenças humanas, especialmente a diversidade religiosa, ainda é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Por isto, o respeito à diversidade cultural é condição indispensável para a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Economia da Diversidade Cultural
A cultura tem um valor estratégico para o desenvolvimento econômico, social e sustentável de cada região. A força simbólica e a dinâmica econômica da diversidade das expressões culturais produzem o aprofundamento da cidadania, a qualificação de ambientes sociais e a sustentabilidade. Outras dimensões, além da econômica, precisam ser contempladas, tais como a subsistência, a criação, o afeto, a participação, o ócio, a proteção, a identidade e a liberdade.

Diversidade Cultural e Saúde
Cada grupo social possui seus próprios saberes e práticas de promoção e recuperação da saúde. Reconhecer essa diversidade significa fortalecer as identidades e propiciar o bem estar social e a saúde de todos, pois ao viver plenamente sua cultura, cada indivíduo fortalece sua identidade, o que contribui para sua saúde física e mental.

Tradição, Memória e Transmissão de Saberes
O dinamismo da vida sempre coloca as sociedades na presença umas das outras, numa interação que as transforma. A cultura está ligada à tradição na medida em que seus conteúdos (bens, saberes e conhecimentos) passam de uma geração para outra, dentro do mesmo grupo, ou de um grupo para outro. Esses processos de transmissão, fundamentais para a reprodução sociocultural de uma comunidade, devem ser incentivados e fortalecidos, visando à manutenção e atualização dos saberes, práticas e instituições. Os idosos desempenham importante papel nesse sentido, e devem ser valorizados como detentores de conhecimentos valiosos e da memória viva de sua comunidade.

Diversidade Cultural e Meios de Comunicação
As atividades relacionadas à informação estão adquirindo importância crescente. A produção, difusão e acesso às informações tornam-se condição essencial para o exercício das liberdades civis, políticas, econômicas, sociais e culturais. A democratização e barateamento das tecnologias permite um avanço alternativo para a difusão da cultura.

Mulheres e Diversidade Cultural
A eqüidade de gêneros é um dos pilares da cultura de paz, que se fundamenta nos princípios de solidariedade e no respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo. Assim, a promoção da igualdade de direitos entre mulheres e homens requer atenção, dentre outros aspectos, à diversidade cultural. Diante da desigualdade de espaços e oportunidades dados aos homens e mulheres, é importante fortalecer e dar visibilidade às manifestações culturais realizadas por mulheres ou sobre mulheres.

Educação para a Diversidade Cultural
Os processos formais de educação, em nosso país, têm sido marcado pela homogeneização dos saberes em torno de competências tidas como “necessárias” para a modernidade. Uma educação escolar voltada para a incorporação da diversidade no cotidiano pedagógico deve contemplar a pluralidade cultural nas propostas curriculares. A valorização da diversidade requer a superação de estereótipos e preconceitos nas práticas pedagógicas, indo além do desenvolvimento de valores como “tolerância” e “apreciação” da diversidade. É necessário, ainda, construir práticas de transmissão que valorizem não apenas os conhecimentos acadêmicos, mas também os saberes tradicionais.

Foram encaminhadas propostas a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, dentre elas a reinvidicação de participação efetiva do Estado de Mato Grosso em Eventos e Festivais de Cultura Popular pelo País, maior atenção aos Festivais de Cultura Popular realizados em nosso Estado, e a participação de um membro de MT nas discussões nacionais da SID.
Nos sentimos previlégiados em participar de tal evento e estar inserido nas discussões nacionais representando a cultura de nosso estado, e fique registrado que mais uma vez as expressões artisticas de Mato Grosso deixaram de participar do evento nacional apresentando seu trabalho por falta de divulgação dos orgãos competentes no estado.

Carta Manifesto
Movimento quer continuidade do Encontro da Diversidade
Os participantes do Encontro da Diversidade, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 4 e 6 de setembro, enviaram para o Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, uma Carta Manifesto. O documento expressa a confiança dos segmentos representados no Encontro e parabeniza a Secretaria pela iniciativa. A Carta também propõe, entre outras coisas, a continuidade do evento só que em formato de fórum com realização bianual.
Conheça aqui a carta Manifesto, e veja a atuação de MT no encontro.

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