terça-feira, 27 de julho de 2010

Fóruns e Cultura


Um instrumento de ação política que tem crescido contemporaneamente é a criação de fóruns de debates sobre temas específicos. Os fóruns são na verdade um espaço público, em que todos os interessados em determinado tema podem acompanhar as informações e debate sobre eles. A prática ganhou novo impulso com a internet e a criação do fórum virtual que, com um endereço comum, agrega todos os interessados na área de maneira vertical, com todos recebendo a notícia ao mesmo tempo, em comum o fato de se organizarem em prol de um objetivo comum temático ou regional que une por vezes pessoas muito diferentes.

De certa forma o crescimento destes Fóruns, principalmente de entidades, ilustra uma maneira diferente destas se organizarem, em relação ao modelo Federativo e suas implicações partidárias e políticas.

Diferente de Federações que acabam principalmente as sindicais, aparelhadas pelos partidos políticos, perpetuando uma classe de lideranças, os Fóruns se caracterizam pela transversalidade das representações e pela transparência do debate.
Talvez por isso entidades de interesse os mais variados, independentes de vinculação partidária e de seus vícios clientelistas de negociação, se sintam mais à vontade em se organizarem nestes espaços.

Na cultura, os interesses são difusos e as entidades, como os artistas estão mais focados com seus projetos específicos, não articulando sua área com uma compreensão estratégica dos rumos do estado e da destinação de seu orçamento.
Aguardamos o diferente este ano em nosso Estado

0 COMENTÁRIOS: