segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mandala em Ação!!!

Paulo Traven, Deborah do MinC e Elaine Santos

Eleição da Nova Diretoria
Foi Anunciada no dia 02 de março de 2010 a nova diretoria do Instituto Mandala, assume José Paulo da Motta Traven, Diretor Presidente, ao lado de Emanuelle Calgaro, na coordenação das ações Nylza batista e Elaine Santos Coordenação Pedagogica Umberto Lima, Arte Educadores Anselmo Parabá e Danilo Bareiro.
O Instituto Mandala foi fundado por Anselmo Parabá em 13 de Maio de 2006 e hoje é a Associação Mato Grossense Sócio Educativa Instituto Mandala, atualmente responsável pelo Ponto de Cultura Mandala Mão Amiga em parceria com Instituto Mão Amiga junto com a Presidente Sandra Tumeleiro e a Coordenadora Cabo Leonice Tenório, no bairro Tijucal.

Atividades desenvolvidas no Ponto de Cultura
Os alunos do Ponto de Cultura Mandala Mão Amiga, estão estudando freqüentemente terça e quinta-feira das 08hs as 11hs e das 14h as 17h, a turma é composta por alunos com idades que variam entre 8 e 17 anos, já se apresentaram em diversos eventos de relevante importância na capital , chamando a atenção por onde passa.

Parceria com a Comunidade Vida Serena
Com o intuito de concentrar esforços na orientação e tratamento aos dependentes químicos, nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá e região, em Abril de 2001 foi fundada esta entidade não governamental e sem fins lucrativos.
A reinserção social de toxicômanos e alcoólatras, jovens ou adultos, depois de tratamento recebido na Comunidade Terapêutica Vida Serena é o objetivo da Instituição, no dia 19 de Abril de 2010 foi firmada a parceria do Instituto Mandala e a Comunidade Vida Serena, a parceria visa a inclusão cultural de crianças, jovens e adultos, através da musicalização com método Mandala e oficina de literatura Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, as atividades são desenvolvidas as segundas-feiras durante todo o dia nas unidades adolescente e adulto, localizada no município de livramento, 10km trevo do lagarto.

Convenio com o MINC para oficinas do Premio Preto Ghóez
Foi assinado o convenio entre o MINC, Instituto Empreender de Brasilia, Ação Educativa de São Paulo e o Instituto Mandala que prevê a divulgação do premio Preto Ghóez, através de oficinas que serão ministradas por Elaine Santos e Paulo Traven na macro região Oeste que compreende Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondonia e Acre.
O lançamento do Prêmio aconteceu no dia 14 de Maio na lagoa Encantada no CPAIII, contou com a presença da tecnica da SID/MINC Deborah Lobo, que falou para varias lideranças do Hip Hop em Cuiabá sobre a importancia do prêmio para o seguimento, a primeira oficina aconteceu dia 15 de Maio as 16h no auditorio no mesmo local do lançamento.
Estão prevista para Cuaibá mais 03 oficinas em diferentes região da capital e logo após começa a divulgação pelo interior e outros estados.
Saiba tudo sobre o premio no http://www.premiohiphop.org.br/

Convenio SEBRAE Mandala Poconé
Convenio firmado entre o Instituto Mandala e o Sebrae MT possibilita a implantação das oficinas de Reciclando Música nas comunidades quilombolas de Poconé, dentro do conteudo programatico do projeto Resgate da Comunidade Quilombola da produtora cultural Lilian Herreiras apoiado pelo SEBRAE.
Estiveram visitando a Comunidade Quilombola de Chumbo no dia 08 de Maio onde vão acontecer as oficinas Elaine Santos do Instituto Mandala, Lilian Herreiras coordenadora do Projeto e Iane Silva do SEBRAE.
As oficinas do Mandala começão dia 22 de Maio, estão previstas oficinas de Teatro, Capoeira, Dança Afro, Arte Educação, oficinas de Serigrafia, Ervas Medicinais, Culinaria Afro, Penteado e Maquiagem e Leitura de Livros de historia e construção de contos e cronicas.
As oficinas serãio de maio a novembro com mostra de resultados na tradicional Festa do 20 de Novembro na Comunidade de Chumbo.

0 COMENTÁRIOS: