sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

X Encontro de Folias de Reis

Apresentações, oficinas e shows, neste fim de semana, em Brasíla

Uma das manifestações populares mais conhecidas no Brasil terá palco especial neste fim de semana em Brasília. Nada menos que 30 grupos de Folia de Reis de seis estados brasileiros (DF, Tocantins, GO, BA, MG, e SC) estarão na Capital Federal para participar do X Encontro de Folias de Reis. O evento será realizado no Parque de Exposições da Granja do Torto, de 29 a 31 de janeiro e, além de celebrar a viagem dos três Reis magos, tem como objetivo promover a integração dos vários grupos de foliões e mostrar a diversidade dessa manifestação nas várias regiões do Brasil.
O Encontro, realizado pelo Clube do Violeiro Caipira de Brasília há 10 anos, começou com a participação de grupos da cidade e do entorno e, depois de quatro anos, foi aberto para grupos de outros estados. Nos três dias do Encontro, os foliões realizarão suas tradicionais cerimônias e participarão de oficinas de danças de catira, lundu e curraleira, de construção de instrumentos de folia, brinquedos e brincadeiras, e jogos roceiros.
O X Encontro de Folia de Reis terá, ainda, atrações musicais como a dupla Zé Mulato e Cassiano (DF) e uma Roda de Prosa, no sábado, dia 30, às 9 horas, sobre Políticas Públicas para as Folias de Reis e Manifestações Agregadas. A mesa terá a participação do coordenador- geral de Fomento à Identidade e Diversidade da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), Marcelo Manzatti, e do coordenador de Monitoramento e Análises de Resultados da SID, Daniel Castro. Toda a programação do evento é gratuita.

A Tradição da Folia de Reis

As festas de Reis estão presentes em diversos estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
A Folia de Reis que, de acordo com as especificidades da geografia brasileira, pode ser chamada de Banda de Folia de Reis, Folia de Santo Reis, Reisado, Terno de Reis, Terno de Santos Reis, Boi de Reis, dentre outros, preserva ainda características antigas há várias gerações mantendo os cantos, as danças, os ritmos e as melodias, cujos traços típicos se manifestam nas catiras, lundus, curraleiras e muitas outras criações de grupos, companhias e ternos de Reis.
Cada grupo traz na bagagem um repertório variado da cultura popular brasileira, tanto em termos musicais como em crenças, valores e conhecimentos tradicionais. “Entre os grupos inscritos no Encontro, os que vêm do Tocantins e de Santa Catarina, por exemplo, têm características completamente diferentes. Os de Tocantins sofreram influência da cultura maranhense e utilizam pandeirões na percussão. Já os de Santa Catarina, cujas famílias são de origem européia, têm como característica principal o canto de hinos na Folia”, explica o idealizador e coordenador do Encontro, o também violeiro Volmi Batista.
Confira a programação do X Encontro de Folia de Reis no sítio www.encontrodefoliadereis.com.br


(Heli Espíndola- Comunicação/SID)




0 COMENTÁRIOS: