segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Brasil Chora...


Mestre Salustiano (1945-2008)

Os tambores de Maracatu e rabecas ficam em silêncio pela morte do artista popular pernambucano, Manuel Salustiano Soares. Mestre Salustiano, como era conhecido, faleceu neste domingo (dia 31 de agosto), em Pernambuco, aos 62 anos. O enterro será realizado às 15h, desta segunda-feira (1º de setembro), no cemitério Morado da Paz, em Paulista.
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, emitiu a seguinte nota de pesar:
“Mestre Salustiano nos ensinou que a tradição da cultura popular não deve se fechar aos novos meios e linguagens por estar em constante movimento; seu diálogo com as novas gerações permitiu que essa força não ficasse estacionada no tempo.
Prova viva da diversidade cultural brasileira em permanente processo de revitalização. Do seu berço, Aliança, terra do Maracatu e do Cavalo Marinho, na zona da mata norte de Pernambuco, Mestre Salu colocou o Brasil em uma pisada só, integral, sem divisas, realizando em sua própria vida a arte que assumiu.”
Mestre Salu - Nasceu em 12 de novembro de 1945, no município de Aliança, zona da mata norte de Pernambuco. Foi um dos grandes nomes do Maracatu em Pernambuco, comandou o grupo Sonho da Rabeca.
Fundador do Maracatu Piaba de Ouro, em 1997 participou, com o seu grupo, do Festival de Cultura Caribeña, em Cuba. Em 2002, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, uma homenagem do Ministério da Cultura - MinC - a pessoas e instituições que contribuem para o engrandecimento da cultura nacional. Em 2006, participou do I Encontro Sul-americano de Culturas Populares, realizado pelo MinC, em Brasília.
Mestre Salustiano influenciou uma série de artistas pernambucanos como Siba, Chico Science e Antônio Nóbrega.
Ascom/MinC
Comunicação SID/Minc(61) 3316-2129

0 COMENTÁRIOS: