sábado, 1 de março de 2008
Pitaluga Novo Secretário de Estado de Cultura

O governador Blairo Maggi empossou na noite de ontem o novo secretário estadual de Cultura, o historiador Paulo Pitaluga, a quem deu a missão de melhorar o setor cultural abrindo principalmente espaço para o que classificou de “novos valores”

Durante a solenidade o Governador também cobrou maior empenho de Pitaluga para concretizar uma das mais árduas ações da pasta: de conclusão do projeto de revitalização do Cine Teatro Cuiabá. “A missão principal do Paulo é a de concluir esse espaço e devolver o Cine para a sociedade cuiabana”, disse. O chefe do Executivo estadual também teria, em conversa que antecedeu a posse, mencionado ao novo secretário o cenário que aponta poucas chances de aumento de recursos destinados ao setor.

A solenidade de posse foi marcada pela presença de autoridades e políticos, além de representantes do setor cultural de Mato Grosso. Participaram do ato de posse o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo Prado, e o senador Jayme Campos (DEM), além de secretários de Estado e deputados estaduais, entre outras personalidades.

Ao encerrar o discurso, Maggi lembrou a Pitaluga que espera do novo secretário ações que valorizem a descoberta de novos talentos da cultura mato-grossense. “Precisamos olhar com os olhos especialmente para os novos artistas. É necessário deixar de ficar financiando coisas repetitivas. O Fundo é para buscar novos valores”, destacou. Pitaluga por sua vez acrescentou que é preciso sonhar a cultura, mas que o sonho tem um custo e que é preciso respeitar a limitação de recursos.

Currículo

Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, instituição em que já foi presidente. É autor de diversos livros sobre história regional mato-grossense, artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, coordena a série “Publicações Avulsas”, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo reedições de obras, artigos raros e de difícil obtenção.


Fonte:Diário de Cuiabá

0 COMENTÁRIOS: