terça-feira, 10 de julho de 2007
Cuiabá comemora o Dia Mundial do Rock

Nesse fim de semana os roqueiros da cidade comemoram a data especial com uma série de eventos marcados pela união da cena musical cuiabana. Serão 3 dias do mais puro rock'n'roll com mais de 15 bandas se apresentando em duas diferentes casas de shows de Cuiabá: A Casa Fora do Eixo e o Espaço Atômico. O evento acontece de forma conjunta, contando com bandas do "casting" da Volume – Voluntários da Música, do Espaço Atômico, Nitro Rock e do Instituto Mandala. Alguns podem até estranhar, mas é essa a nova realidade da cena musical cuiabana, que vive hoje um momento ímpar de união e conseqüente consolidação. Grupos que até alguns meses atrás ainda se distanciavam por diferenças políticas hoje se reúnem todas as semanas, visando discutir quais os caminhos mais viáveis para o avanço do cenário musical da cidade, o que é, na verdade, objetivo comum entre todos. Foi dessas reuniões que saiu a idéia da comemoração do Dia Mundial do Rock, cuja programação é a seguinte:

13/07 - Espaço Atômico

Lopez
Usroad
Pleyades
Skarros
Zen-Fim
Dope Dick


14/07 - Casa Fora do eixo

Snorks
Zen-Fim
Pleyades
Macaco Bong
Boneca Inflável
Heróis de Brinquedo

15/07 - Casa Fora do Eixo

High School
Lord Crossroad
Rhox
Maldição de Sara em Noite de Lua Cheia


Mostra de vídeos nos 3 dias

Mais bacana ainda de tudo nessa comemoração é que os 3 dias de evento são realizados com entrada franca. Na sexta feira 13, a comemoração tem início no Espaço Atômico (em frente ao hospital Sotrauma). No dia seguinte, a festa continua (ainda de graça) na Casa Fora do Eixo (rua 1 do Boa Esperança). No domingo, novamente a Casa Fora do Eixo abre suas portas ao público rocker cuiabano para o terceiro dia das comemorações do Dia Mundial do Rock. O domingo tem ainda um adendo interessante: É o dia que acontece o Balaio, a feira de arte integrada da Casa Fora do Eixo. O Balaio consiste em compra, venda, troca e exposição de discos, Cds, DVDs, livros, telas, camisetas, artesanato e o que mais a criatividade permitir. E, em plena comemoração ao Dia Mundial do Rock, criatividade é o que não deve faltar.

Serviço

Comemoração ao Dia Mundial do Rock

Realização: Espaço Atômico, Espaço Cubo, Instituto Mandala, Voluntários da Música, Nitro Rock.

Quando: dias 13, 14 e 15 de julho

Locais: Espaço Atômico (dia 13) e Casa Fora do Eixo (dias 14 e 15)

Preço: Entrada Franca

por Ney Hugo/Espaço Cubo



Dia Mundial do Rock a História...

No dia 13 de julho de 1985, foi realizado o histórico show Live-Aid (Ajuda ao vivo). O evento foi idealizado pelo irlandês Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats, para ajudar as pessoas que passavam fome na África.

Os shows aconteceram simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical – 70 mil na Inglaterra e 100 mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas assistiram tudo pela TV.

O objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca que devastava a África. Com a venda de ingressos a 35 dólares e a venda dos direitos de transmissão a 160 países, o espetáculo conseguiu arrecadar cerca de 70 milhões de dólares.

Participaram do Live-Aid artistas como Mick Jagger, Tina Turner, Madonna, David Bowie, Sting, Phil Collings, Eric Clapton, Elton John, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, além das bandas U2, Ozzy Osbourne e The Who, entre outros.

A idéia de montar o espetáculo surgiu quando George Geldof assistiu, pela televisão, o documentário Fome na Etiópia. Ele ficou chocado em ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar, do próprio corpo, as moscas que as rodeavam.

por Anselmo Parabá/Instituto Mandala


Deputado quer criar Dia Nacional do Rock para homenagear Raul Seixas


O Deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) apresentou na Câmara projeto-de-lei para instituir o dia 28 de junho como Dia Nacional do Rock. A data foi escolhida por marcar o nascimento do cantor baiano Raul Seixas, referência do rock nacional.

- Instituir o Dia Nacional do Rock não significa apenas homenagear Raul Seixas, mas também prestar uma homenagem a todos os brasileiros que o admiraram, reconhecendo a importância desde segmento cultural para a vida dos jovens de várias gerações - disse o parlamentar.

Fonte OGlobo

0 COMENTÁRIOS: