segunda-feira, 21 de março de 2011


A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria Especial da Mulher irá promover rodas de diálogos para marcar o 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. As atividades serão realizadas em parceria com a Diretoria de Igualdade Racial da pasta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, para dar visibilidade ao papel que as mulheres negras exercem nas suas comunidades. Vídeos e curtas temáticos serão exibidos, e no encerramento, haverá uma degustação com alimentos da cozinha afro-brasileira, como o mugunzá, tapioca e arroz doce, preparados pelas próprias participantes dos encontros. As rodas de diálogos acontecerão sempre às 14h30. O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é lembrado anualmente pelas Nações Unidas em 21 de março, data do massacre ocorrido em 1960, na África do Sul, quando 69 manifestantes foram mortos a tiros durante um protesto pacífico pelo fim do apartheid.

Rodas de Diálogos

Segunda(21): RPA-3 , 14h30 - Associação Nacional de Desenvolvimento Humano e Social – av. Otávio de Azevedo, 4632 – Vila Boa Vista. Brejo de Beberibe

Quarta (23): RPA-4 - - União as Mulheres e Homens da Vila Santa Luzia, Torre

Segunda (28): RPA-1 – Associação dos Moradores da Ilha Santa Terezinha, Santo Amaro

Terça (29): RPA-5 – Associação dos Moradores da Beirinha, Areias

Quarta(30): RPA-6 – Terreiro de Mãe Nádja 9 UR-6, Ibura


21 de Março - Dia Internacional contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.

Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?

0 COMENTÁRIOS: