sexta-feira, 1 de junho de 2007
Núcleo de Comunicação em Rede do Instituto Mandala

Começa 02 de Junho as oficinas de Zines, Webzine e RPG didático na Casa Brasil localizada no Espaço Cultural Silva Freire, no bairro Coxipó. Ministradas pelo Núcleo Comunicação em Rede do Instituto Mandala, esta ação tem como objetivo proporcionar a comunicação e a criação de uma rede de informações interativas. Desenvolvimento intelectual do ser humano enquanto cidadão. Proporcionar a circulação de informações culturais tais como oficinas de capacitação, entretenimento, ações sociais, atualidades jornalísticas. Fortalecer mecanismos existentes de descentralização da cultura local. Descobrir e valorizar formadores de opinião como um diferencial dentro da cultura local.
Os responsáveis pelas oficinas são:
Luiz Anderson – Estudante do Curso de Eletrônica da CEFET-MT, responsável pela comunicação do Instituto Mandala. (Responsável pelas oficinas de RPG didático e Webzine)

Jeovanildo Miranda - Estudante do Curso de Eletrotecnica da CEFET-MT, assistente de produção do Instituto das Culturas Alternativas Mandala. (Responsável pelas oficinas de RPG didático e Zine)

RPG: Vem da sigla de Rolling Play Game, é a tradução para jogo de atuação e interpretação, criado em meados dos anos 70 baseados nos jogos de estratégia que eram tão comuns nos EUA. O 1º RPG foi o Dungeans e Dragons (Masmorras e Dragões) e foi bastante popularizado pelo desenho Caverna do Dragão.O jogo foi trazido para o Brasil por volta dos anos 90 pela Grow. O Jogador quando começa a praticar o RPG se torna mais desinibida dentro de seu meio social, aprendendo a se expressar melhor, ter uma dicção mais apurada, aprimorar sua interpretação texto, criação de textos, o RPG quando bem aplicado pode auxiliar, seus praticantes. No Brasil existe um publico consumidor muito forte para esse jogo, que possue varias vertentes, podendo ser o RPG clássico jogado em uma mesa com suas fichas de papel, Cartas (Magic), Live Action aonde os praticantes se caracterizam com seus personagens nesse caso não se utiliza cartas, e os mais modernos jogados On-line. O consumo dos jogos de RPG e utiliza é estimulado através da mídia como meio de divulgação de produtos, como exemplo os desenhos animados que utiliza os personagens do RPG como produto principal. Por tanto hoje em dia o RPG é muito popular agora é a chance de tornar isso acessível para o publico, que não tem acesso e valorizar as figuras lendárias do folclore mato-grossense usando como cenário os contos que retratam o cotidiano dos personagens que fizeram a historia do Mato Grosso.


Zines: Uma abreviatura zine-an do fanzine da palavra, e originar do compartimento da palavra - É geralmente uma circulação pequena, uma publicação não comercial do original ou textos com algumas imagens apropriadas. Mais amplamente, o termo abrange todo o trabalho por você publicado do interesse de grupos específicos. Os zines são escritos em uma variedade de formatos, textos digitados aos comics a texto escrito à mão (um exemplo que é Cometbus). A cópia remanesce o formato o mais popular do zine, foto copiado geralmente com uma circulação pequena. Os tópicos cobertos são largos, índice, político, pessoal, social, ou sexual distante o suficiente fora do mainstream ser proibidos em nos meios mais tradicionais. Os zines do punk que emergiram como partes do movimento do punk nos 1970, mudaram tudo. Criado quase inteiramente pelo pessoal que nunca tinham ouvido falar no fandom, não deveu nada a seus precursores. O tempo e os materiais necessários criar um zine são combinados raramente pelo rendimento. O Núcleo Começa as oficinas ensinando o modo mais tradicional de confeccionar um Zine com recortes e de criação livre, abordando os mais variados temas. As atividades do Núcleo Comunicação em Rede se estendem além das oficinas, também criação de conteúdos de três publicações que serão distribuídas durante as oficinas, a primeira publicação é o Caderno Nóis um informativo das ações sociais dos grupos que atuam hoje em Cuiabá e Mato Grosso, o segundo Produzine que servira com ferramenta divulgação da produção local independente, musica, teatro, Dança e como informações de outros estados o zine será um divulgador de boas oportunidades, a terceira edição Cuiabá Cultura aborda a cultura cuiabana de modo geral dando foco ao folclore levando informação a outro publico formando assim novas platéias.

Webzine: Pegue tudo isso que você imprimiu em seu Zine e leve tudo para seu computador e distribua na rede mundial dos computadores isto é um webzine uma forma de divulgar seu trabalho utilizando a internet como ferramenta para divulgar sua idéia, agora seu trabalho poderá ser divulgado de uma forma muito mais abrangente do que na forma imprensa. Esta forma de comunicação é utilizada hoje em dia nos blogs, fotologs, e flogs construídos para falar de um assunto em especifico. Levando sua idéia para o mundo inteiro através da rede mundial de computadores. Seja para falar de uma banda, da sua vida, criticar algo, ou informar sobre algum assunto. O que difere o webzine do zine convencional é sua forma de diagramação (seu desenvolvimento), que acaba sendo por meio de códigos que são conhecidos como folhas de estilo, os chamados css, e não mais por escrita, como no inicio dos anos 70. Hoje em dia encontramos pela internet milhares de ferramentas, aplicativos e sites responsáveis pela criação de webzine, algumas gratuitas outras não,mas na grande maioria elas são todas gratuitas e fáceis de se utilizar,Mas apresar de sua da forma criação ele ainda preserva seu objetivo fundamental
que é o de informar e mostrar suas idéias para todos que se interessem.

0 COMENTÁRIOS: